Osasco: 22°C
30 de janeiro de 2026
Osasco Sporting empata com XV Piracicaba pela A2 na véspera dos 105 anos como Oeste.

Como pode o bebê OS soprar velinhas de 105 anos?

Sim, Osasco Sporting é bebê no futebol paulista, um mês de chuteiras. Mas como traz o Oeste FC incorporado, posa como centenário.

O Oeste Futebol Clube não existe mais. Fundado em 25 de janeiro de 1921, em 2015 deixou o berço Itápolis para se tornar Osasco, depois Barueri e, em dezembro passado, novamente Osasco.

Essa última mudança foi geral, pois mudou nome e cores que sepultaram o velho Oeste. No entanto, o cordão umbilical continua, por isso o novo clube de Osasco festeja 105 anos de fundação.

HISTÓRIA

Tudo começou em 1921 no entorno de Itápolis, Fazenda Itaquerê que ainda segue por lá, mas hoje integrada a um superpoderoso agronegócio. Na época, a região era mais do café e tocada por fazendeiros italianos.

Hoje, o Grupo Itaquerê tem sede em Mato Grosso e várias unidades trabalhando com soja, milho, algodão e pecuária de corte. De volta a 1921 e ao registrar o Oeste, o presidente era o doutor Valentim Gentil; o nome do clube, dado pelo dentista Victor Lapenta.

Na resenha popular, boleiros contam que dois irmãos cariocas são os fundadores e que escudo e manto surgiram de aposta: havia um jogo rolando na fazenda, quem vencesse seria o pai.

A narrativa segue: os cariocas torciam por clubes rivais, um Flamengo e outro Fluminense; como o flamenguista venceu, daí o Oeste ser rubro-negro.

Uma das primeiras formações do Oeste teria Antônio Pedro (Toniquinho), Raphael Grande, João Benedito (Carabina), Luiz Pirângeli, Juca Ignácio, Augusto Botacini, Ernesto Paschoal, Joaquim Antônio, Osório Aparecido, Guido Camparini.

SÉRIE A2

O bebê e também centenário Osasco Sporting conta cinco jogos no Campeonato Paulista Série A2, uma vitória e quatro empates. Ainda sem conhecer derrota, é o nono colocado com 7 pontos e na cola do G8.

Sábado e na véspera dos 105 anos do incorporado Oeste, foi a Piracicaba para 1 a 1 com o XV; quarta agora recebe Sertãozinho pela sexta rodada, às 20h no Rochdalão.