23.2 C
São Paulo
19 de março de 2024
QG Notícias

Homenageada pelo COB, estrela Janeth é Carapicuíba por registro

Sem entrar na linha do tempo da estrela Janeth Arcain, ela foi registrada em Carapicuíba. Nasceu em Sampa mas logo a família mudou-se e isso justifica o cartório. Um dos ícones da história esportiva do país, ontem ela foi homenageada pelo Comitê Olímpico do Brasil com o Troféu Adhemar Ferreira da Silva que é a maior honraria dada pelo COB.

A entrega foi em Aracaju. Campeã mundial com o Brasil em 1994, Janeth foi ao pódio olímpico em Atlanta 1996 e em Sydney 2000; de quebra, multicampeã na WNBA e eternizada no Hall da Fama da Federação Internacional de Basquete. A carapicuibana por registro conta 21 anos de seleção brasileira e atualmente cuida de projeto de formação com núcleos espalhando-se em vários estados.

Quanto ao nascimento dela, é natural de São Paulo em abril de 1969; mas é como a história conta, Janeth foi parar em Carapicuíba. No entanto, logo voltaria para o centro de São Paulo e onde se encontraria com o basquete no início dos anos 80. Disputou também a Olimpíada de Barcelona 1992 e a de Atenas 2004; guarda três medalhas pan-americanas ladeando a do título mundial. Sim, é a terceira maior pontuadora da história da seleção – são 2.247 em 138 jogos.

Usamos cookies com objetivo de melhorar sua visita aqui. Você consente? Mas caso não esteja de acordo, tudo certo também. Aceito Mais