ACRE: carros novos recebem placas padrão Mercosul em dezembro

 Extra!
ACRE: carros novos recebem placas padrão Mercosul em dezembro
novembro 27
18:39 2018

O valor da nova placa ainda não foi definido. O preço será acertado com os fornecedores que produzem a chapa, mas não deve ser mais alto do que o das antigas placas. No Rio De Janeiro, que já deu início ao emplacamento, o custo é de 219 reais.

A previsão do departamento de trânsito acreano é que no próximo mês de dezembro as novas placas sejam implementadas nos casos de primeiro emplacamento, transferência de propriedade ou de município e alterações de categoria. Para os veículos já emplacados, a troca será opcional.

Quinze empresas solicitaram ao Detran do Acre credenciamento para a confecção das placas. Todas devem passar pela vistoria técnica do órgão de trânsito.

As novas placas mantém os atuais sete caracteres alfanuméricos, mas trazem mudanças significativas no visual e nos dispositivos de segurança. Elas são revestidas com película retrorrefletiva, têm fundo branco com margem superior azul, onde há estampas da bandeira brasileira e do símbolo do Mercosul.

A utilização da nova placa pode aumentar a segurança em função da utilização de componentes tecnológicos e o uso de sistema integrado que possui QRCode e número de ID único para coibir fraudes.

A placa Mercosul será adotada por veículos de quatro países da América do Sul: Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai. O modelo é inspirado no sistema integrado já adotado por países da União Europeia.

 

__________________________
da Agência Brasil

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio

marciosilvio@qgnoticias.com

Check Page Rank