19.8 C
São Paulo
22 de novembro de 2024
QG Notícias

Acabou uso de máscara em transporte público em São Paulo

A partir desta sexta-feira, 09 de setembro de 2022, deixa de ser obrigatório o uso de máscaras de proteção contra a covis-19 em ônibus, trens e metrô em todo o Estado de São Paulo.

Segundo a prefeitura da capital e o Governo do Estado, a liberação ocorreu após sinalização positiva do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS) – antigo Comitê Científico.

A medida vale para os ônibus da capital paulista (SPTrans), transportes metropolitanos (EMTU, CPTM, Metrô, ViaQuatro, ViaMobilidade), transportes suburbanos (Artesp) e todos os ônibus municipais de todas as 645 cidades do Estado.

Os decretos serão publicados nesta sexta-feira (09) em Diários Oficiais.

O uso da proteção, portanto, deixa de ser obrigatório e passa a ser recomendado nos diferentes meios de transportes, em especial para pessoas com mais de 60 anos, com sintomas gripais ou com doenças crônicas.

A obrigatoriedade da utilização de máscaras permanece nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais.

Governo e prefeitura dizem que os EUA e países da Europa com índices de vacinação menores e taxas de óbitos por covid-19 maiores do que o Estado de São Paulo já retiraram a obrigatoriedade de uso de máscara no transporte público.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Usamos cookies com objetivo de melhorar sua visita aqui. Você consente? Mas caso não esteja de acordo, tudo certo também. Aceito Mais