A partir desta sexta-feira, 09 de setembro de 2022, deixa de ser obrigatório o uso de máscaras de proteção contra a covis-19 em ônibus, trens e metrô em todo o Estado de São Paulo.
Segundo a prefeitura da capital e o Governo do Estado, a liberação ocorreu após sinalização positiva do Conselho Gestor da Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde de São Paulo (SCPDS) – antigo Comitê Científico.
A medida vale para os ônibus da capital paulista (SPTrans), transportes metropolitanos (EMTU, CPTM, Metrô, ViaQuatro, ViaMobilidade), transportes suburbanos (Artesp) e todos os ônibus municipais de todas as 645 cidades do Estado.
Os decretos serão publicados nesta sexta-feira (09) em Diários Oficiais.
O uso da proteção, portanto, deixa de ser obrigatório e passa a ser recomendado nos diferentes meios de transportes, em especial para pessoas com mais de 60 anos, com sintomas gripais ou com doenças crônicas.
A obrigatoriedade da utilização de máscaras permanece nos locais destinados à prestação de serviços de saúde, como hospitais.
Governo e prefeitura dizem que os EUA e países da Europa com índices de vacinação menores e taxas de óbitos por covid-19 maiores do que o Estado de São Paulo já retiraram a obrigatoriedade de uso de máscara no transporte público.
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes