Osasco tem duas vitrines espetaculares da ginástica – a artística e a rítmica. Além de todo respeito e reconhecimento por serem modalidades supercampeãs, também são referência nacional enquanto berçário formador, das bases ao alto rendimento.
E para reforçar esse cenário, a GA e a GR contam com um projeto facilitador, ação que já está otimizando as bases e que tem na presidência uma mãe de atleta selecionável – se na ginástica rítmica o Brasil aplaude Laurinha Gamboa, grande nome da escola de Osasco, agora começa a saber da mãe Ana Gamboa, presidente do Instituto ABC do Esporte.
O projeto tem amparo municipal aprovado em fevereiro do ano passado e, a partir desse suporte, o instituto entra em ação em prol das ginásticas – sexta passada, por exemplo entregou kit de treinos na GR Osasco que fica na Rua Fiorino Beltrano, 281, centro.
A GR é uma modalidade com um quê de glamour e as meninas capricham no estilo. Treinam duro o tempo todo e para só uns minutinhos de competição; mas quando vão ao tapete, entram como estrelas. E sim, há o lado que o público não vê – custos insanos por trás do espetáculo que só os pais sabem.
Então, quando o ABC chegou com collants e camisetas regatas, já causou aquela euforia na escola; mas não ficou nisso, o instituto surpreendeu as atletas com equipamentos como arcos, maças, cordas e bolas. Sim, essa ação alivia sobremaneira o bolso dos pais.
A agenda segue, sábado agora o ABC estará na escola de Ginástica Artística, Rua Ciro dos Anjos, 150, Jardim Bela Vista, também com presença da Ginástica Rítmica – as duas modalidades vão receber uniformes modelo 2026.
Pai de atleta, o começo
Ana Gamboa é a presidente do ABC, convidada por Alessandro Belcorso, pai que vem investindo barbaridade na carreira da filha ginasta. Ele reuniu um grupo de ‘paitrocinadores’ com o objetivo de encontrar atalhos de economia, pois todos sofriam barbaramente mês a mês.
Belcorso logo seria abandonado, ficaria novamente sozinho porque os outros não queriam reagir. No entanto, nada de abrir mão do projeto – cuidou de criar o Instituto ABC do Esporte, registrou bonitinho e não demorou nada para ser reconhecido pela Câmara Municipal.
O pai conta que o projeto inicial fechava apenas com a ginástica artística e que somar com a rítmica foi caminho natural. E dessa dobradinha surgiria Ana Gamboa presidente, mulher de administração esportiva qualificada e com portas abertas na Confederação Brasileira de Ginástica.
Sobre o Instituto ABC, sede na Rua Virgínia Aurora Rodrigues, 413, centro de Osasco. Mais informações só clicar aqui ou pelo telefone 11 98687-1370.