Quem é a japa? O Brasil sofreu a primeira derrota no Mundial 21 para o Japão, jogo que acabou tirando a central Ju Palhano de cena, torção no joelho. E quando estava já em cadeira de rodas, ela é surpreendida pela camisa 10 da seleção japonesa.
No jogo, após tomar 26 a 24 no primeiro set, o Japão se ajustou para virar e cravar 3 a 1 com 25 a 17 e duplo 25 a 22. O vídeo que segue vem correndo o mundo, cena espetacular de central para central – Mio Kitagawa quebra o protocolo e corre em direção da central do Brasil e do Epson Barueri.
Com aquela educação e singeleza asiáticas, ela cumprimenta Palhano e deseja pronta recuperação. Então, quem é essa japinha que cai nas graças de Barueri?
Assim como o paredão Palhano, Mio Kitagawa tem 19 anos, central baixinha para a posição, 1m76 contra o 1m88 da barueriense. Kitagawa tem apenas três anos de vôlei – projetada no universitário Matsuyama Shinonome, desde a temporada passada defende o Queenseis Kariya.
No Mundial, a japinha conta 11 pontos sendo seis de ataque, três blocks e dois aces. Quanto a Ju Palhano, deu baixa da seleção com 34 pontos – doze de ataque mais 19 blocks e três aces.
A central do Epson Barueri agora é torcida, cola nas quartas de final nessa quinta: às 23h o Brasil duela contra a Argentina; o Japão da central Kitagawa, passou pela Croácia nas oitavas de final, sexta pega a Turquia nas quartas.
Ainda sobre o gesto da japinha, se cai nas graças de todo universo do vôlei, mais ainda para o Epson Barueri que tem Ju Palhano como grande tesouro sendo trabalhado rumo à seleção principal.