Ele brilhou com o manto da Internazionalle Milano e figura entre os grandes do futebol brasileiro no exterior. Jair da Costa morreu na noite de sábado em Osasco, tem reconhecimento especial da Portuguesa, onde tudo começou em 1960.
Natural de Santo André em julho de 1940, desde moleque sempre foi Osasco, mesmo quando explodindo no futebol europeu, também quando vestindo a canarinho. O vídeo que segue é produção da própria Inter de Milão.
LINHA DO TEMPO
1960-62 Portuguesa
1962-67 Inter de Milão
1967-68 Roma
1968-72 Inter de Milão
1972-74 Santos
1974-76 Windsor Stars/Canadá
SELEÇÃO
1962
INTER DE MILÃO
Jair da Costa posa entre as celebridades da internazionalle. O clube reverencia o astro com postagem no site que abre o título “Jair da Costa: um verdadeiro interista, uma lenda da Grande Inter.”
O clube dá um tom poético ao nome do craque brasileiro, associando-o à época de ouro do futebol mundial. O texto é em inglês e inicia destacando:
Falar dele é evocar imagens em preto e branco, mas a vibração de sua atuação, a pura audácia de seu talento, irrompe em cores gloriosas na mente. A notícia de sua morte… cai como um silêncio pesado após um coro estrondoso, uma profunda sensação de perda que ecoa pelos corredores sagrados do San Siro e pelos corações de todo verdadeiro interista.
Fechando o texto, a Inter cala frases de lamento que exaltam o talento e o vínculo do brasileiro de Osasco com o manto:
O silêncio que se segue à sua partida é pungente, um momento de reflexão sobre uma carreira que iluminou o San Siro por tantos anos. É um momento para relembrar as corridas eletrizantes, os cruzamentos perfeitos, o compromisso inabalável com a causa nerazzurro. Jair da Costa, um verdadeiro interista, uma lenda da Grande Inter, deixou o campo pela última vez. Mas os ecos do seu brilhantismo continuarão a ecoar nos corações de todos que testemunharam a sua magia. Ciao, Jair. Força Inter, sempre.
A Portuguesa, onde o jovem que trabalhava na Cobrasma e que levantava poeira no amadorzão de Osasco se destacaria, não deixaria de se manifestar:
A Portuguesa SAF lamenta profundamente o falecimento do ex-atacante Jair da Costa, uma das lendas do nosso clube. Jair foi revelado na Lusa e defendeu a camisa rubro-verde entre 1960 e 1962, ano em que foi campeão do mundo com a Seleção Brasileira. Jair da Costa também foi um dos primeiros brasileiros a jogar na Europa, vestindo as cores de Inter de Milão e Roma. Ele também jogou pelo Santos e Windsor Stars, do Canindé. Nossos sentimentos aos familiares e amigos.