Não é o Osasco, é o ECO. Quem participou da primeira reunião da Federação Paulista para a 2ª Divisão não foi o Osasco Futebol Clube mas o Esporte Clube Osasco. Quanto ao Osasco FC, havia interrogações sobre a presença citada anteriormente, pois o clube hoje pertence ao Ska Santana de Parnaíba, do penta Edmílson Gomes. Antes de a pandemia isolar o mundo em 2020, ele esteve com a diretoria do Audax para compra do alvinegro.
Foi nessa conta do Osasco FC que o novato Ska do penta estreou na 2ª Divisão 2020 chegando às oitavas de final; ficou de fora da temporada passada e retorna agora. Então, Osasco FC nada a ver nesse papo, salvo que na FPF quando busca-se por Ska, o perfil exibido é o do extinto.
E O ESPORTE CLUBE OSASCO?
Há um histórico na internet datando o ECO em 1984, mas o clube não tem 37 anos de futebol. Antes de entrar em campo, a sigla se destacava na gerencia do quadro competitivo da Secretaria de Esporte. Essa dobradinha da Serel com o ECO marca o período áureo do esporte municipal de Osasco e que durou até 2000; a partir daí e por questões da politicagem, o ECO foi despedido e fim da parceria.
Juvenal Ferreira era o presidente e, então, surpreendeu ao se lançar no futebol profissional – pegando o vácuo deixado pelo Osasco FC. Até o último suspiro, o presidente lutou bravamente pelo projeto mas, em 2007, não deu mais para o clube no profissional – três anos depois, Juvenal Ferreira fechava o ciclo da vida.
Por consequência, o ECO sumiu do futebol profissional mas sem fechar as portas totalmente. Transformou-se num clube itinerante, tipo nômade e trabalhando só com categorias menores. Hoje, por exemplo, apresenta-se tendo como presidente Paulo Rahal.
No mês passado o clube anunciava peneirão para categorias sub 14 e 15 e dava como reduto um campo no Jardim Colombo, vizinho do Pequeninos do Jockey – fica na Vila Sônia, próxima a Santo Amaro. Então, de Osasco mesmo o ECO leva hoje o nome e a história. Ausente da Bezinha desde 2007, agora encaminha retorno ao profissional.
Só para reforçar, o Osasco FC não tem nada a ver com a Segundona porque foi comprado pelo Ska; quem está na fita é o ECO. No Conselho Técnico, a FPF vai definir a grade da temporada e o clube dirá se disputa ou não – a temporada tem início previsto para o final de abril ou começo de maio.