21.2 C
São Paulo
24 de abril de 2024
QG Notícias

MÚSICA DA HORA: Dia do Pão e a poesia de Guilherme Arantes

Na época o Brasil tocava mais axé e sertanejo. Anos 90 e a boa e velha música entrava no deserto que ainda se estende. Nesse cenário, Guilherme Arantes era uma das vozes marcantes da música pop nacional e enfrentando as tendências.

Ele conversava com Jorge Ben Jor, outro gigante e que estava para explodir o W/Brasil. À luz desse papo, o músico lançaria o álbum Pão – e o próprio compositor exalta a faixa-título. Curtindo a vida como pai, Guilherme Arantes canta uma poesia sobre filhos e o alimento. Ainda muito top no mercado, o cantor tinha casa cheia no Palace, no Canecão, no Olympia…

E hoje é o Dia Mundial do Pão. Deixando a religiosidade do tema, coisa tipo pão nosso de cada dia ou repartir o pão, a música de Guilherme Arantes lança um olhar familiar sobre a mesa. Ele canta: “Há muitas coisas além de querer ser feliz. Crianças vão crescendo e dão outro sentido ao prazer, o privilégio de fazer o pão…”

Alimento de simbolismo para todos os gostos, foi em 2000 que a União Internacional de Padeiros definiu 16 de outubro como Dia Mundial do Pão. A história conta que essa receita vem dos pés egípcios que amassavam o trigo, coisa de 4 mil anos antes da Era Cristã; mais tarde, os romanos levariam a confeitaria para o mundo.

Outra origem registra o pão há 12 mil anos, reino da Mesopotâmia. Quanto ao Brasil, chegaria com os colonizadores portugueses mas ganharia popularidade local apenas no século XIX – mas foi com a chegada dos italianos no século seguinte que a panificação conquistaria os brasileiros.

Sabendo do dia que hoje consagra o pão, boa hora para ouvir a poesia de Guilherme Arantes sobre além da felicidade, dos momentos que fazem valer a vida.

Base segura de informação e conteúdo

Usamos cookies com objetivo de melhorar sua visita aqui. Você consente? Mas caso não esteja de acordo, tudo certo também. Aceito Mais