Em Carapicuíba é Corrida do Peru x São Silvestre

 Extra!
novembro 26
19:32 2015

Por mais de três décadas a Corrida do Peru vem batendo de frente com a consagrada São Silvestre. E se vem encarando essa rivalidade até agora, parece que mantém o 31 de dezembro como data intocável em Carapicuíba.

Isso mesmo. Enquanto todos os holofotes esportivos se concentram na avenida Paulista no último dia do ano, em Carapicuíba a corrida é outra. Com largada às 8h da Praça da Aldeia Jesuítica, a Corrida do Peru realiza a 33ª edição num percurso de 7 quilômetros.

Enquanto na São Silvestre são milhares de participantes, a do Peru se contenta com limite de 250 atletas, mais 50 inscrições para o Peruzinho, obviamente que dedicadas aos menores (foto acima).

O nome da corrida tem tudo a ver com o reveillon – sendo disputado no último dia do ano, o prêmio mais a ver seria um peru. A partir daí o nome pegou e segue até hoje, 33 anos depois.

Mas a primeira corrida não foi assim tudo acertadinha como manda o figurino. Aqueles brincalhões na Aldeia Jesuítica soltavam um peru no fim de ano e a turma saía em bando atrás do apavorado corredor. Por onde ia o peru, eis a multidão atrás, sendo que o vencedor era justamente o felizardo que conseguisse pegar a ave.

Festa de um lado para o campeão, tristeza para o peru. Mas com o tempo a coisa ganhou ares mais sérios e o peru real foi tirado do grid de largada, deixando apenas o nome para corrida. Portanto, nada mais de peru apavorada pelas ruas de Carapicuíba.

No entanto, a premiação da Corrida do Peru não fica sem a ave – os primeiros do pódio recebem peru congelado, com os demais levando chester e frango para casa. Só participam da prova corredores a partir dos 16 anos, mas na Peruzinho vão participantes de 7 a 10 anos numa categoria, e de 11 a 15 em outra. Os mais baixinhos correm 100m e o outro grupo de garotos vai para 600 metros de prova.

As inscrições estão abertas no site temporecorde.com.br e também diretamente na Secretaria de Esportes e Lazer de Carapicuíba – avenida Antônio Faustino dos Santos, 98, Cohab 5, horário comercial. O kit da prova (numeração e chip) serão entregues dia 29 no ginásio Ayrton Sena. (Márcio Silvio)

26. Corrida do Peru 1

Sobre o Autor

admin

admin