OSASCO: Investimentos contra enchentes no Rochdale já mostram resultados

Março 27
12:29 2015

“Agora terei um lugar muito melhor para morar. Será minha casa, com escritura e tudo regularizado”, afirma Maria Irene, que há 12 anos mora às margens do Braço Morto, no Rochdale. Assim como outras 1.500 pessoas que residem na área, a mãe de dois filhos se mudará para um apartamento novo. Dona Irene, como é chamada pelos vizinhos, já está de malas prontas. A partir da próxima semana se muda, junto com outras 179 famílias, para o Conjunto Flor de Lis, que será entregue neste sábado e também receberá 120 famílias do bairro Santa Rita.

“Além da construção de novas moradias, o projeto compreende também a regularização de outras 1.500 moradias. A Prefeitura de Osasco providenciará as escrituras das moradias, o que dará mais segurança aos moradores’, disse o prefeito Jorge Lapas referindo-se ao projeto de Urbanização do Rochdale durante a visita que fez ao local, nesta quinta-feira (26).

O prefeito de Osasco ainda explicou a todos os moradores, com os quais fez questão de conversar, que o projeto compreende ainda a canalização do Braço Morto do Rio Tietê, execução de galerias adjacentes de drenagem e de uma nova avenida margeando ambos os lados do córrego. Além disso, será implantado um parque linear e duas novas pontes (confluência do Córrego Rico e na Rua Paula Rodrigues) e uma passarela para pedestres ligando o Rochdale ao Jardim Aliança.

“A mudança para o nosso apartamento mudará o nosso futuro”, disse Vanderlei que mora com a família há 25 anos no local e, assim como Maria Irene, já começa nos próximos dias a mudança para o novo apartamento no Condomínio Flor de Lis. O condomínio de 300 unidades habitacionais divididas em 15 torres de 5 andares, com 20 apartamentos, conta ainda com portaria, vagas de estacionamento, salão comunitário, quadra e playground.

Para quem fica no Rochdale a situação também melhorará, e muito. Joanita, que há 50 anos mora na região terá, pela primeira vez, a escritura de sua casa e sua situação regularizada. “Estou muito feliz, isso muda tudo para nós”, disse.

Combate a enchentes

O projeto contempla também a execução de aproximadamente 5.300 metros de Coletor Tronco de rede de esgoto, interligando-o ao interceptor que leva o esgoto para a Estação de Tratamento da Sabesp, em Barueri. Nesse trecho também serão executadas obras de contenção de encostas (muros de arrimo), estabilização de solo na região do Jardim Aliança e recuperação ambiental em toda área de intervenção.

No final de 2014, a Prefeitura de Osasco celebrou contrato para execução das obras de urbanização, drenagem e mobilidade no bairro do Jardim Rochdale. Atualmente em fase de elaboração de projeto executivo e licenciamento.

Esta será uma das maiores obras já realizadas na cidade, e é fruto da parceria entre a prefeitura e o Governo Federal, com recursos do PAC. Tem início no rio Tietê, junto ao posto do INSS, e segue até o piscinão do Pinheirinho. (Texto: Mariana Sales)

 

Sobre o Autor

admin

admin

CONTAGEM PARA 2018