IBGE destaca Osasco como a mais rica entre as que não são capitais

 Extra!
IBGE destaca Osasco como a mais rica entre as que não são capitais
dezembro 14
14:26 2017

Os números apresentados hoje têm a ver com a economia de dois anos atrás. Segundo o IBGE, toda riqueza do Brasil ficou concentrada em sete municípios em 2015 e com São Paulo liderando geral, seguido por Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Curitiba, Manaus e Porto Alegre.

Esses levantamentos do IBGE foram divulgados nesta quinta-feira e apontam que esses municípios somavam cerca de 25% de toda riqueza nacional; dessa porcentagem, São Paulo apresenta-se como dona da metade da riqueza – e por riqueza entenda-se Produto Interno Bruto., com as cifras paulistas chegando a R$650,545 bilhões.

 

 

 

O País tem 5.570 municípios e o IBGE conta apenas 64 como ricos. Estados do Piauí, Paraíba, Tocantins e Rio Grande do Norte, segundo o instituto, concentram as cidades mais pobres.

E deixando de lado os municípios que são capitais, o IBGE tem o ranking das 10 mais ricas do País e Osasco lidera com 1,1% do PIB, tendo atrás Campinas e Guarulhos; outra cidade de região, Barueri vem em 4º lugar, depois tem São Bernardo do Campo, Jundiaí, São José dos Campos, Duque de Caxias/RJ, Campos de Goytacazes/RJ e Sorocaba.

Quanto ao PIB per capita o campeão de riqueza é Presidente Kennedy, cidade do Espírito Santo; em segundo lugar vem Paulínia, tendo Louveira em terceiro lugar – as duas de São Paulo. Essas cidades justificam o ranking pela economia fundada na produção de petróleo ou em refinarias, como também em hidrelétrica.

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio

marciosilvio@qgnoticias.com