Supremo e TSE terá novos presidentes em 2016; Carmen Lucia e Gilmar Mendes respectivamente

dezembro 07
19:43 2015

Em 2016 haverá troca do presidente do Supremo e do TSE. Assumem os atuais vices. No caso do Supremo a vice é a ministra Carmem Lucia e no TSE o vice é o ministro Gilmar Mendes. Portanto para para o biênio julho de 2016/julho de 2018  Carmem Lucia e Gilmar Mendes estarão no comando do Supremo e TSE.

Como funciona:
Dentre os onze ministros, três são eleitos por seus pares para compor também o Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Os ministros do STF, ainda, indicam seis advogados de notável saber jurídico e idoneidade moral para que o presidente da República nomeie dois como ministros do TSE.

O presidente e o vice-presidente do STF são eleitos por seus pares, em votação secreta, para um mandato de dois anos. A reeleição para um mandato consecutivo não é permitida. O presidente do Supremo Tribunal Federal ocupa também o cargo de presidente do Conselho Nacional de Justiça. Por tradição, os membros do tribunal sempre elegem como presidente o ministro mais antigo que ainda não tenha exercido a presidência, e como vice-presidente o ministro que deverá ser o presidente no mandato seguinte. (Fonte: Wikipedia)

Sobre o Autor

admin

admin