QG Notícias

SEGUNDA INSTÂNCIA: Zé Dirceu pode voltar à prisão ainda hoje

SEGUNDA INSTÂNCIA: Zé Dirceu pode voltar à prisão ainda hoje
setembro 12
08:21 2017

Ex-homem forte do PT e do primeiro governo Lula, o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu enfrenta nesta quarta-feira (13) julgamento que pode levá-lo de volta à prisão. A 8ª Turma do TRF-4 (Tribunal Regional Federal da 4ª Região), sediado em Porto Alegre, vai analisar pedido de apelação do petista em processo da Operação Lava Jato.

Nesta ação, Dirceu foi condenado em primeira instância pelo juiz Sergio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na Justiça Federal do Paraná, por ter recebido cerca de R$ 15 milhões em propina da empreiteira Engevix. Os pagamentos teriam ligação com contratos da Engevix com a Petrobras e, segundo a sentença, foram feitos sob a fachada de consultorias supostamente nunca prestadas por Dirceu.

Se a condenação for confirmada pela 8ª turma do TRF-4, Dirceu poderá ser preso novamente. A decretação da detenção, porém, não é obrigatória e dependerá da decisão dos desembargadores. Na primeira instância, a defesa do ex-ministro pediu sua absolvição devido à “ausência de valor probatório” das delações premiadas de outros réus da ação penal, alegando contradições entre as colaborações usadas na acusação.

(Com conteúdo UOL)

Compartilhar

Sobre o Autor

Nilson Martins

Nilson Martins