CHUVAS: Índices do reservatório do Sistema Cantareira continua subindo

dezembro 16
18:49 2015

O nível de água do Sistema Cantareira registrou elevação nesta quarta-feira (16), passando de 24,7% da sua capacidade para 25,1%. As informações são da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A chuva nas últimas horas nos reservatórios de água do Cantareira foi de 3,1 mm. No total do mês, as represas receberam 134,4 mm, o equivalente a 61,2%. O sistema abastece 5,3 milhões de pessoas na Grande São Paulo e vive uma crise hídrica que se arrasta há quase dois anos. O sistema ainda opera no volume morto.

Os sistema Rio Claro, Alto Tietê e Rio Grande também tiveram alta nesta segunda. Já o Guarapiranga e o Alto Cotia perderam água.

Cantareira
O índice de 25,1% do Cantareira desta quarta-feira considera o volume acumulado em relação ao volume útil. Após ação do Ministério Público (MP), aceita pela Justiça, a companhia passou a divulgar outros dois índices para o Sistema Cantareira. O segundo índice leva em consideração a conta do volume armazenado pelo volume total de água do Cantareira e era de 19,4% nesta quarta-feira. O terceiro índice leva em consideração o volume armazenado menos o volume da reserva técnica pelo volume útil e era de -4,2% nesta manhã.

No mês passado, o sistema registrou 197,6 milímetros de chuva, 23,1% acima da média histórica, de 160,4 mm. O volume fica atrás apenas do verificado em 2009, quando a precipitação total no conjunto de represas, considerando os 30 dias do mês, foi de 237,6 milímetros. (G1)

Sobre o Autor

admin

admin