Saiba do ano novo chinês que está chegando

 Extra!
Fevereiro 01
14:39 2016

O ano novo chinês é comemorado por duas semanas – tem início com a Lua Nova e termina na Lua Cheia. O calendário é lunar e os chineses precisam de um jeitinho para casar essa contagem com o calendário solar.

Mas isso é outro assunto. O que conta nesse momento do ano são as festividades, todas tradicionais e com muito de religião, família e antepassados. Sim, nessa cultura os entes que partiram não são esquecidos, mas honrados pela contribuição dada à estrutura familiar.

Naturalmente que as artes marciais estão presentes, pois são nelas onde o conceito de família vem varando séculos. Escolas de várias partes concentram-se no bairro da Liberdade para marcar a passagem do ano – este 2016 é o Ano do Macaco. O zodíaco representa 12 animais e há uma lenda sobre isso.

Os deuses selecionaram as doze espécies mas conversavam sobre a ordem de cada animal no calendário. Foi quando surgiu a ideia de uma competição: todos os bichos foram perfilados à margem de um rio, sendo que o primeiro que chegasse à outra margem lideraria o zodíaco.

Houve um golpe nessa corrida, pois alguns bichos trapacearam para as primeiras posições. Seja como for, o Rato é o primeiro do ciclo, seguido por Boi, Tigre, Coelho, Dragão, Serpente, Cavalo, Carneiro, Macaco, Galo, Cachorro e Porco. Essa lenda conta que o Porco chegou em último lugar por preguiça mesmo.

Neste ano o Macaco chega dia 8 agora e além de danças, atividades culturais, ópera chinesa, culinária e caligrafias, as festividades na Liberdade, bairro proeminentemente oriental, contará com muita arte marcial. Vários países declaram feriado no Ano Novo Chinês.

Numa comparação com o nosso calendário que data 2016, o ano lunar que está chegando agora para o mundo chinês marca 4714. O ano passado foi reinado pelo Carneiro, e 2017 será do Galo. Outra coisa: não há um dia fixo para a passagem do ano porque, como já foi dito, o calendário é lunar.

Assim, em 2015 a festa foi em 19 de fevereiro, neste ano será no dia 9 e, na chegada do Galo em 2017 a passagem nem em fevereiro será, mas em 28 de janeiro.

Na astrologia, o Macaco tem charme, inteligência, ambição, alegria, curiosidade, esperteza e malícia, além de segurança e ousadia; mas também apresenta agressividade, egoísmo, arrogância, orgulho e impulsividade.

Nas artes marciais há um estilo clássico de luta e que foi desenvolvido na observação desse animal. Por conta de tantas atribuições de comportamento, o kung fu do macaco não poderia ser diferente a o produto final é um estilo igualmente extremo e nada ortodoxo.

Esse estilo é extremamente forte, mas exige do lutador uma habilidade em saltos e outras estripulias, já que foi criado tendo por base a rotina de um clã de macacos selvagens. Foram desenvolvidos dois estilos do macaco e que, posteriormente, fundiram-se.

Não há gingado e nem cantoria, mas a luta do macaco tem muito a ver com a malandragem da capoeira porque o praticante faz o jogo da provocação, a chamada mandinga para ludibriar o adversário. No entanto, eis aí um estilo realmente violento e sem nenhuma graça para quem o enfrenta, ainda que nas exibições e demonstrações o kung fu do macaco arranque risos por conta das acrobacias que imitam o animal real.

O Ano Novo chega dia 8, segunda-feira que vem, mas as festas na Liberdade estão agendadas para o final da semana, dias 13 e 14. No sábado a programação será das 12 às 20h e no domingo das 11 às 19h. (Márcio Silvio)

01. Ano novo 4

 

 

Sobre o Autor

admin

admin