Morre mestre Polim, pioneiro da capoeira em Osasco

 Extra!
Maio 18
02:30 2015

Aos 63 anos ele exibia um corpo muito bem malhado e a idade se escondia naqueles músculos, naquelas vitalidade e disposição imbatíveis para manter a dieta esportiva. Mas não importava o quanto ele se apresentasse como fisiculturista, pois por onde passava só havia um nome que o identificava –  mestre Polim.

Os mais antigos sabem muito bem disso. Mestre Polim plantou a capoeira na cidade. Num grande prédio na avenida João Batista, no centro (atualmente parte dele é um estacionamento), a Zumbi dos Palmares se destacava.

Mestre Polim organizava rodas no velho Largo de Osasco e a poeira era vista de longe. No mais, quem passava pela avenida logo ouvia as cantorias cadenciadas que vinham da academia e que empolgavam os treinos . Estamos no final dos anos 70, sendo que em meados daquela década o mestre Polim assinara a ata de fundação da Federação Paulista de Capoeira.

Tudo era tão novo para essa arte de luta, que a federação precisou se vincular à Confederação Brasileira de Pugilismo – pela falta de tudo naquela época. Algum tempo depois é que a capoeira estadual ganhou asas para ter gerenciamento próprio.

Portanto, mestre Polim se destacava com não apenas pioneiro da capoeira em Osasco, mas também no estado. E quando a roda da Zumbi se fechou, a surpresa espantou geral. Para maior drama da grande família de discípulos que mestre Polim gerara, aos poucos ele afastava-se da linha de frente da capoeira.

Aventurou-se uma única vez na política, e depois disso passou a cuidar da capoeira num nível de gerenciamento ligado à Confederação Brasileira. Tanto que foi para a Europa e se estabeleceu na Espanha, com a responsabilidade de elaborar um sistema global para essa arte marcial.

Se mestre Polim deixou saudades quando encerrou a Zumbi em Osasco, dessa vez machuca ainda mais com essa partida eterna – vítima de enfarte. Hoje, o berimbau chora em lamento. Mestre Edson Luiz, o histórico Polim, fecha uma página esportiva de Osasco. (Márcio Silvio)

Sobre o Autor

admin

admin

CONTAGEM PARA 2018