Mestre de kung fu no Brasil é premiado pelo governo chinês

 Extra!
novembro 19
23:58 2015

Grão-mestre Li Wing Kay atua há 45 anos na difusão do kung fu no Brasil. Em Osasco ele respondeu pelo estilo louva-deus na União Tonlon que fica na Vila Yara, atualmente com o mestre Wagner Irineu. Mas em todo país e América Latina o grão-mestre é um dos mais respeitados nomes do estilo garra de águia. Também ensina outras técnicas de lutas chinesas e, assim, ele conta vários anos dedicados a essa arte.

E anualmente o governo chinês elege dez entre todos os  espalhados pelo mundo e que estão fazendo a diferença quanto à divulgação da cultura daquele país e nos mais diversos segmentos. O grão-mestre Li Wing Kay já foi indicado para estar entre as celebridades da China em 2013,  ficando entre os 20 cidadãos mais expressivos.

Agora ele recebe comunicado de lá, avisando que dessa vez ele foi eleito entre os 1o chineses top no estrangeiro, e no próximo dia 18 o grão-mestre Li estará recebendo premiação que equivale a um Nobel naquele país. “Esta honraria é dada para os chineses residentes fora da China, que mais trabalharam e ajudaram na difusão e fomento da cultura chinesa no mundo”, explicou o mestre.

Ele é presidente da Confederação Brasileira de Wushu Kuoshu Chinês, no próximo dia 28 completa 65 anos de idade, é natural de Hong Kong e vive o kung fu desde os 7 anos.

Além de dominar outras técnicas de luta como karatê, taekwondo, muay thai e judô, dentro do kung fu ele representa o estilo garra de águia na América Latina, tendo ainda formação em louva-deus, wing chun, taijiquan e shuai jiao – técnicas chinesas.

Como todo mestre da luta, ele também é da medicina chinesa com massagem, acupuntura, cone, ventosa de bambu, qi gong (terapia de energia) e fitoterapia. Grão-mestre Li tem livros publicados sobre técnicas de luta, e em 2003 recebeu a Medalha Anchieta, em São Paulo.

Ele é casado com Aparecida Iochiko Chiba Li e tem os filhos Paulo, Winne e Linna, mais o neto Ighor, filho de Winne. Como é muito família, o grão-mestre destaca a importância do apoio que recebeu da esposa durante todos esses anos. (Márcio Silvio)

19. Mestre Li 119. Mestre Li 3

Sobre o Autor

admin

admin

CONTAGEM PARA 2018