Delegação de Shandong assina intercâmbio com kung fu

 Extra!
outubro 30
17:30 2015

Evento particular das artes marciais na Secretaria de Esporte do Estado de São Paulo, com delegação de Shandong (leste da China) assinando protocolo esportivo entre os governos.  A comitiva foi recebida ontem pelo secretário Jean Madeira e por autoridades do kung fu paulista, e o Espaço da Juventude transformou-se num pedacinho da China.

De Osasco, a União Taishan Kung fu do Brasil marcou presença com o grão-mestre Aparecido Lopes e atletas. Destaque também para a Peng Lai Brasil, além das escolas Sai Fung, Tat Wong e Shaolin Chan, todas da Federação Paulista de Kung fu.

Dança do Leão e exibição de várias técnicas de combate fizeram parte da recepção aos chineses Sui Yongjum (secretário-adjunto do Departamento de Esportes de Shandong), Sun Tiewei (chefe da Divisão de Esportes para a Juventude), Yang Gang (diretor da Federação de Basquete de Shandong), Wei Shubo (diretor da Federação de Futebo) e Na Mulei (diretor do Centro Esportivo daquela província).

O protocolo assinado amplia o intercâmbio Brasil-China, mas reforçando o kung fu paulista. O secretário Jean Madeira deve aceitar o convite de visitar Shandong e já com atletas para estágios.

Shandong tem mais de 95 milhões de habitantes e Jian é a capital da província. Destaca-se na história como centro do taoísmo e berço da lendária Ilha dos Imortais, a Peng Lai.

A cidade investe em várias modalidades e não só no kung fu. Aliás, no início do ano o Shandong Luneng jogou na Arena Palmeiras e foi derrotado pelo Verdão, 3 a 1. O Palmeiras de então era treinado por Oswaldo de Oliveira e venceu com gols de Leandro Pereira, Lucas e Cristaldo.

O único gol chinês foi argentino, com Montillo cobrando falta venenosa e numa falha do goleiro Fernando Prass. E sabe outro estrangeiro no Shandong? O atual corintiano Vagner Love. E Cuca era o técnico da equipe chinesa. (Márcio Silvio)

Grão-mestre Aparecido Lopes (União Taishan de Osasco), à esquerda; ao centro o secretário Jean Madeira.

Grão-mestre Aparecido Lopes (Osasco), à esquerda; ao centro o secretário Jean Madeira.

Mestre André Gomes, um dos diretores da Peng Lai, com a comitiva.

Mestre André Gomes, um dos diretores da Peng Lai, com a comitiva.

Apresentação do mestre Márcio Augusto, também diretor da Peng Lai.

Apresentação do mestre Márcio Augusto, também diretor da Peng Lai.

30. Kung fu 9 30. Kung fu 7 30. Kung fu 8 30. Kung fu 6 30. Kung fu 1 30. Kung fu 2 30. Kung fu 430. Kung fu 5

Sobre o Autor

admin

admin