Cirque du Solei na abertura do Pan do Canadá

julho 10
17:18 2015

As competições estão em andamento desde terça-feira em Toronto, mas a abertura dos Jogos Pan-americanos do Canadá será nesta sexta-feira, às 21h de Brasília. Com 45 mil ingressos vendidos, o tema será a diversidade cultural e com destaque para o espetacular Cirque du Solei entrando com 625 artistas de 25 países.

A delegação brasileira desfila na cerimônia com 250 atletas, mais comissões técnicas, com o nadador Thiago Pereira como porta-bandeira. Lembrando que no total a delegação nacional conta 590 atletas. O que também promete é a queima de fogos na CN Tower, ponto turístico famoso na cidade. E fora do estádio Nathan Phillips Square, um telão monstro exibirá a cerimônia.

Os números do Pan são 36 provas, 52 modalidades e cerca de 61 mil atletas de 41 países. Medalhista olímpico com o vôlei em Los Angeles 1984, Bernard Rajzman é o chefe da delegação brasileira no Pan.

O Brasil disputa as seguintes provas: atletismo, basquete, boxe, canoagem velocidade, ciclismo estrada, ciclismo pista, esqui aquático, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, hóquei sobre grama, karatê, lutas, natação, patinação artística, polo aquático, rúgbi, squash, taekwondo, tênis de mesa, tiro esportivo, vela, vôlei de praia, badminton, boliche, canoagem slalom, ciclismo BMX, ciclismo MTB, esgrima, futebol, ginástica trampolim, golfe, hipismo, levantamento de peso, maratona aquática, nado sincronizado, pentatlo moderno, remo, saltos ornamentais, softbol, tênis, tiro com arco, triatlo e vôlei. (Márcio Silvio)

NOTINHAS
NADO SINCRONIZADO02. Nado sincronizado 3 02. Nado sincronizado 2 02. Nado sincronizado 1
– Luisa Borges,19, e Maria Eduarda, 20, a Duda, foram para a água ontem e ficaram em 4º lugar na prova de Rotinas Técnicas com 80.9667 pontos. O dueto escolheu o tema Capoeira e ficou atrás de Canadá, México e Estados Unidos.
– amanhã elas vão em busca de medalha com o tema Amazônia, interpretando cinco animais. E Duda já avisou que será uma coreografia de altíssimo grau de dificuldade. “Acredito que temos chances de surpreender”, garantiu.

SALTOS ORNAMENTAIS
– expectativa para domingo nas plataformas com a brasileira Juliana Veloso, veterana do Brasil e competindo no Pan desde 1999, em Winnipeg. Mas ela está nos saltos ornamentais de 2007. “Me sinto uma novata”, afirma a atleta de 34 anos, e que depois dos Jogos Olímpicos encerra a carreira.

 

RESULTADOS E PROVAS EM ANDAMENTO

POLO AQUÁTICO FEMININO01. Polo aquático 5 01. Polo aquático 3 01. Polo aquático 4
– terça-feira, 7
Canadá 7 x 7 Brasil
– ontem
Venezuela 1 x 18 Brasil

POLO AQUÁTICO MASCULINO01. Polo aquático 2 01. Polo aquático 1
– terça-feira, 7
Brasil 9 x 9 Venezuela
Brasil 11 x 9 Canadá
– quarta-feira
Venezuela 2 x 22 Brasil
– ontem
Brasil 22 x 9 México

TÊNIS MASCULINO
– em andamento
Ariel Behar/Uruguai 0 x 1 João Menezes/Brasil
– terminou
Alejandro Obando/Uruguai 0 x 2 Orlando Luz/Brasil

CICLISMO BMX FEMININO
– Priscila Andréia terminou em 8º lugar, e Thaynara Chaves em 11º, competição de hoje. Portanto, as brasileiras ficam abaixo do 6º lugar classificatório.

CICLISMO BMX MASCULINO
– o brasileiro Ânderson Ezequiel está liderando a prova classificatória; outro nacional, Renato Rezende, ainda não aparece entre os onze primeiros lugares que formam a zona de classificação.

TRAMPOLIM MASCULINO
– Cesar Castro está na competição agora, assim como Ian Matos, ambos no trampolim de 3 metros.

TRAMPOLIM FEMININO
– daqui a pouco tem Giovanna Pedroso e Ingrid de Oliveira no trampolim de 10 metros.

 

03. Abertura