BARUERI: Corrida de São Silveira completa 40 anos

 Extra!
novembro 13
11:22 2015

Um dia após a grande Corrida de São Silvestre no centro da Capital, um grupo se reunia para inaugurar a Corrida de São Silveira, em Barueri. Era 1º de janeiro de 1976 e o nome da prova foi mesmo bolado à sombra daquela importante corrida paulistana. Acontece que de iniciativa um tanto tímida a São Silveira foi ganhando corpo ao longo dos anos e hoje é uma das referências quando o assunto é corrida de rua.

Isso mesmo, a São Silveira surgiu como paródia à São Silvestre. No entanto, cresceu além da conta e hoje tem identidade própria e status no calendário nacional. Passou por vários planejamentos até ganhar o modelo atual, mas o principal lance que projetou a prova em Barueri foi antecipá-la à São Silvestre. Essa mudança de data colocou a São Silveira no planejamento de atletas de todas as partes, que usam a prova em Barueri como preparo para a corrida de 31 de dezembro.

Na edição deste ano, portanto, a São Silveira completa 40 anos. As inscrições começam no próximo dia 16 e online (barueri.sp.gov.br), sendo que a prefeitura organiza um evento especial de comemoração. A São Silveira acontece dia 20 de dezembro com largada às 8h na avenida Fernão Dias Paes Leme.

O percurso é de 8km, mas em paralelo tem a categoria Caminhante com participação livre para 4km. Mas atenção porque os organizadores limita o número de inscrição para 400 participantes. Quanto à corrida de fato, o limite é de 1.100 inscrições nas categorias Geral, Principal, Adulto, Infantil, Juvenil e Veterano. (Márcio Silvio)

NOTINHAS
– de 1976 até 1980 a Corrida de São Silveira foi organizada pela comunidade do bairro. No final de 1980 a prova entrou no calendário municipal.
– o percurso inicial partia da estação de trem do Jardim Silveira, indo até o Figueirão, em Jandira. E começou com dois amigos fazendo aposta de quem chegaria primeiro.
– sim, dois brincalhões fizeram a aposta e foram em busca do resultado – era seu Agenor contra o Joaquim das Cabras. O campeão foi seu Agenor, que faturou como prêmio a caixa de refrigerante apostada.
– os comerciantes gostaram do que viram, aquela aposta ganhou fama e assim surgiu a São Silveira.

Sobre o Autor

admin

admin

CONTAGEM PARA 2018