Atletas de Osasco indo para o Pan-americano de Kung fu

julho 07
15:58 2015

São cerca de 500 atletas inscritos e representando vários países em Santo André, que passa a se transformar num pedaço da China por conta do Pan-americano que acontece de sexta-feira até domingo, 12.  Como sede, o Brasil entra com 140 atletas e forma a maior delegação, e desse grupo de competidores, 7 são da região e defendendo a União Taishan, comandada pelo grão-mestre Aparecido Lopes (na foto acima, à esquerda).

“A equipe de Osasco estará sendo representada por três atletas”, explica o grão-mestre, apontando para os faixas-pretas Marcos Siani, Silva Marta e Pâmela Ramazoti. Esses três são competidores de alta qualificação, e o grão-mestre destaca que eles integram a seleção brasileira desde 2010.

São atletas tarimbados em competições internacionais e, agora no Pan, buscam novamente pódios que dão direito à disputa do Mundial da China no final do ano. Os demais atletas da Taishan são de outras unidades: Pedro Shoji e Marina Xavier, de Taboão da Serra; Luciano Ribeiro, de Jandira; e Glória Palma, de São Carlos.

“O Pan-americano é um evento da maior grandeza e importância, pois conta com representantes do mais alto nível da arte marcial chinesa. E teremos convidados da China e do Japão”, completou o grão-mestre Lopes, reforçando o significado do Pan no Brasil. A abertura será na sexta-feira agora no ginásio municipal de Santo André, e no sábado e no domingo as competições seguem nas categorias infantil, juvenil, adulto e sênior.

Quem responde pela organização do Pan-americano é o mestre Luiz Leonardo de Souza, da academia Peng Lai de Santo André. “A cidade abraçou a ideia de sediar o campeonato. Minha expectativa e dos atletas é que o evento signifique um divisor de águas para o esporte”. Outro dado que reforça a importância desse Pan-americano, segundo o mestre Luiz Leonardo, é que abre portas para os que buscam a Bolsa-Atleta.

As delegações estrangeiras estão chegando hoje e até sábado a programação, entre um treino e outro, será de turismo. Hoje já tem Congresso Técnico, lembrando que o Pan reúne países da América Latina, sendo que a China entra como convidada. A abertura de sexta-feira no Complexo Esportivo Pedro Dell´Antonia, na Vila Pires, 19h, e as competições serão das 8 às 22h, sábado e domingo. Nas áreas de luta irão competidores do Brasil mais Argentina, Paraguai, Peru, Chile, Bolívia, Uruguai, Colômbia, Venezuela, México, Estados Unidos e Porto Rico, com atletas dos 10 aos acima de 40 anos de idade.

Os três primeiros de cada categoria estarão classificados para o Mundial da China no final do ano, cuja data ainda será divulgada. Buscando lugar nesses pódios, os atletas da União Taishan reforçam os detalhes técnicos nesses dias, na sexta-feira entram em concentração e pronto, depois é soltar as feras. (Márcio Silvio)

 

(Fotos, Vitor Toyonaga )

 

Pâmela Ramazoti.

Pâmela Ramazoti.

Silvia Marta Ferreira.

Silvia Marta Ferreira.

Marcos Siani.

Marcos Siani.

07. Taishan 1 07. Taishan 2

Sobre o Autor

admin

admin

CONTAGEM PARA 2018