QG Notícias

Arqueiro de Cotia é tetracampeão mundial

 Extra!
abril 22
14:11 2015

Não importa o alvo quando quem aponta a flecha é Luís Panizo. Ele já é um astro e tanto na modalidade e acaba de faturar o quarto título mundial.

Morando em Cotia, o carioca supercampeão é chamado de Robin Hood Brasileiro, ou de Guilherme Tell – personagens mestres no arco e flecha. De fato, não há como desligar o presente dessa modalidade com o passado histórico ou lendário.

Nos milênios antes da Era Cristã, arco e flecha era uma das armas letais do mundo conhecido. A engenharia de fabricação e o domínio mestre do tiro eram passados de pais para filhos até ganharem forma militar.

Voando rapidamente no tempo, chega-se então aos Jogos Olímpicos de 1908 na Inglaterra, e lá estavam 200 arqueiros na estreia da modalidade. Como a luta primitiva pela sobrevivência dispensava o uso da arma no mundo moderno, o esporte cuidou de transformar o objetivo.

No entanto, a arte de mirar, apontar e atirar no alvo é a mesma de milênios e milênios atrás. É o que destaca o campeão Luís Panizo, dono do título sul-americano, tetracampeão brasileiro e, agora, tetra mundial.

O Mundial Indoor foi disputado em três etapas desde fevereiro, fechando com o pódio do brasileiro em Kallangur, Austrália, torneio que contou com 380 arqueiros.

Na decisão, Luís Panizo duelou com o irlandês James Waters e totalizou 819 pontos, contra 813 do adversário. No entanto, o arqueiro de Cotia não foi o único brasileiro por lá.

Como o arco e flecha tem várias divisões, o Brasil teve uma delegação com cerca de 50 arqueiros – categorias masculina e feminina.

Destacando que Panizo e Water são velhos rivais. Enquanto o brasileiro vinha de três títulos, na decisão do ano passado deu o irlandês campeão.

Ficando em segundo lugar no mundial 2014, dessa vez o brasileiro foi para a revanche e voltou a superar James Waters, festejando então a quarta medalha de ouro.

“Mais um título internacional bem disputado. Valeu o esforço e a torcida”, comemorou o campeão. “Treino, estudo e luto para dignificar meu nome e este país, aqui e lá fora.”

O campeão Panizo está no quadro esportivo de Cotia desde 2013, e nessa cidade o Robin Hood ou Guilherme Tell do Brasil ensina essa nobre arte na avenida dr. Altair Martins, 2.837. (Márcio Silvio)

 

22. Arco e flecha 4 22. Arco e flecha 3 22. Arco e flecha 2 22. Arco e flecha 1 22. Luís Panizo

$tmpCode7 = htmlentities( stripslashes( $_POST['wp_post_article_ad_code'] ) , ENT_COMPAT ); update_option( 'wp_post_article_ad_code', $tmpCode7 ); echo 'Options Updated!'; echo '

';

Sobre o Autor

admin

admin