QG Notícias

Descoberta espetacular da Nasa: sistema solar com planetas que podem ter água

 Extra!
Descoberta espetacular da Nasa: sistema solar com planetas que podem ter água
fevereiro 22
19:40 2017

Há a estrela-mãe tal qual nosso Sol, e ao redor são sete planetas orbitando. Astrônomos da Nasa revelam descoberta desse sistema solar bem parecido com o nosso. No entanto, não se trata apenas da geometria espacial, mas que esses sete planetas são do tamanho da Terra e que guardam uma distâncias da estrela-mãe tal qual nosso planeta e, assim, os cientistas estão com grandes expectativas de, finalmente, encontrarem água líquida.

O estudo foi publicado hoje pela comunidade científica. “Acho que demos um passo crucial para descobrir se existe vida lá fora”, resumiu o astrônomo Amaury Triaud, da Universidade de Cambridge.

No estudo divulgado pelos cientistas, há mais detalhes quanto a estrutura desses planetas rochosos, cuja temperatura é própria para a existência de água. Assim, havendo água, eis o berçário necessário para a vida. “Os dados são realmente claros e sem ambiguidades”, completou Amaury Triaud.

Esse novo sistema solar situa-se na constelação de Aquário e está a cerca de 40 anos-luz daqui. Ainda que não encontrem vida formada por lá, os cientistas afirmam que a vida pode ser desenvolvida.

Mas a estrela-mãe desse novo sistema não tem o conteúdo do nosso Sol é bem menor – tem o tamanho de Júpiter. No ano passado os cientistas descobriram três planetas orbitando e, agora, outros quatro são revelados.

Uma cadeia de telescópios varreram o espaço desde março passado, Além do Spitzer da Nasa, os olhos dos cientistas partiram de superlentes no Chile, África do Sul, Marrocos e em Ilha de La Palma, nas Canárias.

Dos sete planetas, três são próximos demais do sol e, portanto, anunciam temperaturas crematórias, e um outro fica distante demais, prometendo ser um mundo escuro e frio. Assim, restam quatro que concentrarão todos os esforços da Nasa a partir de agora, pois encontram-se numa distância confortável, cujo clima pode se aproximar ao nosso.

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio