Xí Jìnpíng, o Máo Zédōng do século

 Extra!
Xí Jìnpíng, o Máo Zédōng do século
outubro 24
19:54 2017

Pode-se dizer que a China vive uma nova era desde o grande Máo Zédōng? Nenhum outro líder nenhum outro emplaca de forma tão absoluta o pensamento chinês como Xí Jìnpíng, cujo nome entra nos estatutos da Constituição e com ele consolidando o poder político. Na semana passada, 2.300 delegados do XIX Congresso do Partido Comunista Chinês aprovaram o nome do novo líder nos estatutos, feito inédito desde Máo Zédōng que governou o país de 1949 a 1976.

Lembrando um pouco a história, Máo encabeça o panteão como fundador da República Popular da China e um dos criadores do Partido Comunista em 1921. Travou ferrenha guerra civil contra os nacionalistas e em 1966 comandou a violenta Revolução Cultural.

O nome de Xí Jìnpíng na Constituição confere-lhe status à altura do próprio Máo, também chamado de Grande Timoneiro. O atual líder chinês supera o antecessor Dèng Xiǎopíng (agosto de 1904 a fevereiro de 1997) por entrar no panteão ainda no poder.

Dèng Xiǎopíng faz parte desse Olímpo chinês, mas com o diferencial que teve o nome consagrado pós-morte. Como já se sabe, não é o caso de Xí Jìnpíng, presidente da China e secretário-geral do Partido Comunista.

Agora elevado à status de novo Máo Zédōng, o líder tem mais cinco anos de governo. Aos 64 anos, é apontado pela política internacional como o homem mais poderoso do mundo.

Na China, o processo eleitoral funciona com os comitês regionais elegendo os congressistas do Partido Comunistas, atualmente composto por 2.287 delegados; esses elegem os 205 membros do Comitê Central, que têm a responsabilidade de eleger o secretário-geral do partido e também o seleto Comitê Político formado apenas por 24 delegados. Acima do Comitê Político há o Comitê Permanente que é o generalato do Partido Comunista e com apenas sete integrantes, entre eles o secretário-geral que é o próprio presidente chinês.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio

CONTAGEM PARA 2018