Viva São Paulo…

 Extra!
Janeiro 25
02:16 2016

Uma das maiores cidades do mundo, São Paulo recebeu nome de batismo da Igreja Católica. No então planalto Piratininga os jesuítas levantaram um colégio e a inauguração foi com missa em 25 de janeiro de 1554.

Mas demorou século e meio para que o império português reconhecesse a cidade de São Paulo, fato que selou a nova identidade daquele planalto Piratininga.

O Marco Zero paulista foi criado já no século XX, quando foi construido monumento geográfico marcando um ponto de origem da cidade na Praça da Sé – isso foi em 1932. Daquela missa até este 25 de janeiro são 462 anos.

A prefeitura organiza eventos e shows desde sexta-feira, e no domingo o destaque foi o desfile da cantora Daniela Mercury. Nesta segunda-feira tem Gilberto Gil, sinfônicas e festivais gastronômicos.

Às 16h no Centro Esportivo e de Lazer Tietê, quem abre as festividades são os Demônios da Garoa. Mas logo às 9h tem atrações para a criançada no Museu da Casa Brasileira; às 11h a Pinacoteca abre os portões, assim como o Museu da Imagem e do Som.

No Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador, o Ceret, tem Campeonato de Revoada de Pipas e Papagaios às 10h; e Banda Sinfônica do Estado de São Paulo se apresenta no Theatro São Pedro, seguida do Jazz Sinfônica e da Orquestra do Theatro São Pedro. E a música erudita ecoa também na Catedral da Sé com a Bachiana Filarmônica Sesi.

No Memorial da América Latina rola samba e chorinho com Elder Costa e Ca Cau, mais o Coletivo Roda Gigante, às 11h; e às 15h tem a velha guarda do samba com o Lavagem da Mão da América e as baianas do Camisa Verde e Branco. Às 16h no Mirante 9 de Julho tem o DJ Tahira a partir das 16h.

Para conferir a agenda comemortiva de São Paulo neste feriado de aniversário, basa acessar o capital.sp.gov.br onde há roteiros e mapas. (Márcio Silvio)

LOCALIZANDO
– Centro Esportivo de Lazer Tietê: avenida Santos Dumont, 843, Luz.
– Catavanto: Praça Cívica Ulisses Guimarães, Brás.
– Museu da Casa Brasileira: avenida Brigadeiro Faria Lima, 2.705, Jardim Paulistano.
– Museu da Imagem e do Som: avenida Europa, 158, Jardim Europa.
– Centro Esportivo, Recreativo e Educativo do Trabalhador: rua Canuto Abreu, Vila Regente Feijó.
– Theatro Municipal de São Paulo: praça Ramos de Azevedo, República.
– Theatro São Pedro: rua doutor Albuquerque Lins, 207, Santa Cecília.
– Memorial da América Latina: avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664.
– Mirante 9 de Julho: rua Carlos Comenale, Bela Vista

 

25. Avenida Paulista 2 25. Avenida Paulista 1 24. Julio Prestes

Sobre o Autor

admin

admin