SABIA? Tem um grupo paulista lançando álbum com músicas tradicionais chinesas

 Extra!
SABIA? Tem um grupo paulista lançando álbum com músicas tradicionais chinesas
Janeiro 11
20:13 2017

O Ensemble Gaoshan Liushui é formado por músicos paulistas, todos genuinamente brasileiros e que têm em comum com a China o afeto cultural. O grupo ousa na divulgação folclórica do velho continente e numa apresentação que causa admiração ao chinês mais tradicional possível. Sim, os músicos tocam instrumentos da gema e também com uma vocalização de altíssima fluência.

Criado há quatro anos, o grupo segue na estrada com apresentações em eventos bem seletos, já que não é em toda esquina que há público para ouvir músicas do clássico chinês. É um desafio e tanto para o Ensemble Gaoshan Liushi, mas desde 2012 vem persistindo na estrada e conquistando maior atenção de São Paulo.

Tanto que agora o grupo está em reta de chegada para lançar o primeiro álbum. O projeto tem exigido tudo e mais um pouco dos músicos, já que entraram numa verdadeira batalha para bancar o sonho. Para isso valem campanhas nas redes sociais e tantas outras iniciativas visando somar apoiadores.

Marília Vargas é o destaque lírico com uma sonoridade vocal impactante, e ela conta que apenas reproduz as palavras e sem saber nada do idioma. No acompanhamento estão André Ribeiro com cítara e alaúde, Alfredo Rezende com violino, Nelson Lin com cítara e Cíntia Harumi com flauta. Lembrando que todos esses instrumentos são típicos da China, nada a ver com os modelos conhecidos por aqui.

O Ensemble Gaoshan Liushui é o primeiro grupo com esse estilo musical no Brasil. Está em andamento a coleta de doações para o projeto do álbum e o grupo tem até o próximo dia 16 para atingir o objetivo. Mais informações na página https://www.facebook.com/pg/ensemblegaoshanliushui/about/?ref=page_internal.

Sábado passado o grupo apresentou-se na Shàoshèng Centro de Cultura Oriental em Santa Cecília, onde fica a escola de kung fu Peng Lai. Como o nome sugere, a escola não se restringe ao ensino das artes marciais apenas, mas amplia o espaço para diversas manifestações culturais.

 

VEJA O VÍDEO PROMOCIONAL DO GRUPO

 

 

11. China 8 11. China 6 11. China 5 11. China 4 11. China 3 11. China 2 11. China 1 11. China 7

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio