QG Notícias

Sabesp comemora mananciais com níveis além dos 100% da capacidade

 Extra!
Sabesp comemora mananciais com níveis além dos 100% da capacidade
abril 08
15:34 2017

Quem diria que dois atrás a situação era de alto risco, que a seca apontava para uma situação trágica em São Paulo e num período de Copa do Mundo… É, agora que olha para o nível do Sistema Cantareira, por exemplo, não imagina aquilo tudo minguado.

Hoje a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo comemora os 94,9% de armazenamento de água registrados. Ou seja, o Cantareira está operando com quase cem por cento da capacidade, mas tem mananciais armazenando além dos 100 por cento.

Para comparar, durante a crise hídrica de 2014 o nível de armazenamento caiu para 12,7%. A situação se agravava e foi salva pela medida extrema do governo, de bombear água da chamada reserva técnica. Para dar conta dos 9 milhões de consumidores diretos do Cantareira, esse atendimento foi compartilhado com distribuição dos Sistemas Alto Tietê e Guarapiranga. De fato, São Paulo passava por um momento tenso.

Por fim, as chuvas voltaram e o quadro começou a melhorar significativamente, atingindo o nível confortável de agora. Mas a boa notícia da água não fica apenas por conta de Cantareira, já que os outros cinco mananciais da Sabesp sorriem de felicidade, caso do Alto Tietê com mais de 50% da capacidade e do Guarapiranga com quase 80%. Completam o cinturão de água da Sabesp o Alto Cotia com mais de 100% de capacidade hoje, o Rio Grande com mais de 90% e o Rio Claro também com mais de 100%.

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, só neste mês foram 105,7 milímetros de chuva, sendo que no ano passado o nível foi de 2,4mm. No mais, os números registrados agora pelo Inmet superam o recorde que vinha de abril de 1991, quando foi registrado 77,9mm.

Tem chovido bem, mas ainda assim é preciso que o consumo de água seja com respeito e consciência nos lares. A seca de 2014 que sirva de alerta para São Paulo.

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio