QG Notícias

Quem tem fanpage está perdendo alcance e Facebook oferece visibilidade paga como solução

 Extra!
Quem tem fanpage está perdendo alcance e Facebook oferece visibilidade paga como solução
setembro 04
17:25 2017

Já foi o período de liberdade no gigante Facebook, hoje uma ferramenta não apenas de rede social mas também empresarial. Não é de agora que o avanço comercial via fanpages é monitorado, mas quem trabalha com essa ferramenta está passando por um corte mais considerável atualmente.

As postagens já não têm o alcance do mês passado, cujas marcas já estavam aquém das do mês anterior. Portanto, mês a mês a visibilidade dos posts estão em queda, sendo que agora essa queda atinge os níveis mínimos.

Isso tem a ver com um novo protocolo de monetização do Facebook, que tem ainda projeto mais ousados como a privatização das notícias, ou seja, acesso pago a conteúdos de informação.

Outra justificativa para essa limitação drástica é a atenção do Facebook para acabar com as notícias falsas e que ganham visibilidade aos milhões. Em 2016 isso foi muito discutido e em junho daquele ano o Face mexia no algoritmo do feed de notícias, que é a plataforma que hoje fecha as torneiras das fanpages.

Por fim, ainda que profissionais e marcas entortem o nariz contra esse freio puxado, é preciso entender que o Facebook é uma mídia, um produto, e isso significa que a marca que quer alavancar visibilidade tem que pagar para aparecer.

Essa oportunidade é aberta a qualquer conteúdo e não distingue se quem paga para ter esse patrocínio tem qualidade ou não. Quem trabalha apenas com texto ou imagens vê o índice de alcance despencar brutalmente, mas as mídias que contam com vídeos e transmissões ao vivo conseguem um nicho de visibilidade maior.

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio