QG Notícias

Por qualidade de vida, aumenta o número de brasileiros em Portugal

 Extra!
Por qualidade de vida, aumenta o número de brasileiros em Portugal
setembro 03
18:20 2017

Eles têm dinheiro e são livres dos problemas que arrocham a economia brasileiras. No entanto, mesmo assim não se sentem seguros aqui. E o resultado disso é a escolha radical de deixar o País e investir o futuro num local onde a qualidade de vida é promissora. Os brasileiros estão descobrindo Portugal. Dados do governo lusitano indicam que a economia e principalmente a segurança atraem os estrangeiros.

No final de agosto, por exemplo, um seminário realizado em Lisboa contou com mais de 100 brasileiros interessados nessa mudança. Para eles, Portugal é a terra prometida. São profissionais com solidez mas que sentem-se ameaçados economicamente aqui; outra parcela importante é de aposentados que querem curtir a vida sem ameaças.

Letícia Pardal, organizadora do seminário ‘Viver em Portugal”, conta que todos os brasileiros enaltecem a qualidade de vida no país e a segurança. Essa romaria vem desde 2014 e a demanda começou a registrar aumento a partir de janeiro deste ano. No mês passado, por exemplo, a procura por visto cresceu 50 por cento, sendo que no ano passado foram expedidos 3 mil passaportes. No mais, por dia são protocolados média de 55 pedidos de nacionalidade.

O ano passado fechou com 81.251 brasileiros morando em Portugal, segundo o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, órgão do governo local. Só nesta década foram mais de 87 mil brasileiros mudando de nacionalidade.

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio