PASSEIO DA HORA: Estrada da Graciosa

 Extra!
Fevereiro 01
05:42 2016

Quem aprecia curtir a natureza enquanto dirige, a Estrada da Graciosa é um presentão. Fica na região Nordeste do Paraná e com um visual de cinema. A estrada não é asfaltada, mas tem paralelepípedos do século 19. Sim, é um trecho histórico e inaugurado em 1873 para ligar o litoral à capital.

Todos os produtos dos portos passaram a ser transportados por essa estrada. E vice-versa, pois a produção agrícula paranaense descia pelo mesmo caminho rumo aos portos e com destino ao exterior.

A Estrada da Graciosa foi tão importante que por conta da inauguração é que foram construídos os portos Paranaguá e Antonina. Mas depois chegou a ferrovia e a linha Curitiba-Paranaguá foi minando a importância comercial da rota – bom para o meio ambiente, já que na década de 50 passou a fins turísticos. No km 28, por exemplo, tem vegetação multicor e parques estaduais na Mata Atlântica.

Vários mirantes, quedas d´água e paradas obrigatórias em Grota Funda, Rio Cascata, Parque Mãe Catira, Engenho Lacerda, São João da Graciosa e Bela Vista. A região é do Patrimônio Cultural do Estado do Paraná e a Unesco a sela como Reserva da Biosfera da Mata Atlântica.

A Estrada da Graciosa é a rodovia PR 410 partindo de Quatro Barras na região metropolitana de Curitiba. É a antiga rota dos tropeiros e no século XVIII era chamada de Trilha da Graciosa. O viajante curte 33 quilômetros de pura natureza com encostas floridas, picos, montanhas, cachoeiras e o imponente mar.

Por conta da pavimentação e das curvas seguidas, claro que o turista vai com cuidado ao volante. No mais, velocidade ali não cabe porque a ordem é ir no sapatinho para poder curtir esse colírio. No entanto, em dias nublados nem arrisque por lá porque a visão é nula. Portanto, preste atenção no clima para pegar um passeio em dia ensolarado. (Márcio Silvio)

Estrada 12 Estrada 17 Estrada 15 Estrada 13 Estrada 14 Estrada 10 Estrada 9 Estrada 11 Estrada 16 Estrada 8 Estrada 7 Estrada 6 Estrada 5 Estrada 4 Estrada da Graciosa.

Sobre o Autor

admin

admin

CONTAGEM PARA 2018