Osasco inicia 2016 se preparando para a Tocha Olímpica

 Extra!
dezembro 04
20:35 2015

Depois de Bauru, Campinas, Franca, Itapetininga, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos e São José dos Campos,  a Tocha Olímpica desfilará por Osasco. O símbolo dos Jogos Olímpicos tem como destino 83 cidades, sendo 26 capitais (mais o Distrito Federal), e Osasco será uma das últimas a recebê-lo. Da região a tocha segue para São Bernardo do Campo, de lá irá para a Capital e de onde seguirá para o Rio.

No início do ano a prefeitura deve divulgar a programação da Tocha Olímpica, programação que parte do próprio Comitê Olímpico Brasileiro. Quando a data da chegada na cidade for confirmada, e se cair em dia útil, a prefeitura deverá decretar feriado municipal porque Osasco irá mesmo parar.

Os principais pontos da cidade estarão na rota do revezamento, sendo que a Tocha Olímpica passará a noite toda em mãos osasquenses. Se são 83 cidades-sedes, durante todo percurso desde a chegada da Grécia a tocha passará por cerca de 500 municípios e para 12 mil escolhidos.

Cada cidadão do revezamento correrá 200m com a tocha e, então, passará a chama para o seguinte. O mesmo procedimento estará valendo quando da apresentação da tocha em Osasco. Cobrindo 20 mil quilômetros e mais de 10 mil milhas aéreas, o fogo da Tocha Olímpica estará continuamente aceso até a pira do Rio 16.

A lista completa de cada roteiro desse revezamento será divulgada no início do ano. A partir de então a prefeitura de Osasco dará início aos trabalhos de logística à espera da Tocha Olímpica. O que está sendo conversado é que a cerimônia oficial em Osasco aconteça no estádio do Rochdale.

A Tocha Olímpica será acesa em 21 de abril em Olímpia, na Grécia, chegando no Brasil uma semana depois, dia 27. O ponto de partida do revezamento será Brasília, em 3 de maio e para 95 dias de viagem por todo País até 5 de agosto, quando o fogo acenderá a pira no Maracanã.

O que a prefeitura de Osasco já sabe é que Osasco será a antepenúltima cidade a receber a tocha e, sendo assim, as expectativas são para os primeiros dias de agosto já que no dia 5 o fogo estará iluminando os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. (Márcio Silvio)

04. Mapa

Sobre o Autor

admin

admin