Osasco com lâmpadas de LED

 Extra!
outubro 11
18:47 2015

A iluminação pública tem longa história de evolução, e nesta semana Osasco deu um passo a mais nessa tecnologia com lâmpadas Diodo Emissor de Luz (LED, em inglês), em parte da avenida dos Autonomistas, a principal da cidade. Aos poucos, as lâmpadas de vapor de sódio estarão no esquecimento. Além de uma visibilidade segura e de muito mais alcance, as lâmpadas de LED dão um toque de modernidade na noite osasquense. Nesse primeiro estádio de mudanças da iluminação, a Secretaria de Obras colocará 370 lâmpadas nos próximos 40 dias.

O trecho inaugurado pelo prefeito Jorge Lapas vai do Viaduto Metálico ao Terminal da Vila Yara. “Esses investimentos melhoram a segurança. Esse tipo de iluminação é mais eficiente, economiza energia em relação a de vapor de sódio e a economia chega a um terço do gasto”, explicou o prefeito. Outro ponto destacado por Lapas tem a ver com a manutenção, já que a vida útil da lâmpada de LED chega perto de 50 mil horas. E ele reforçou a questão da economia no consumo, estimando 50 por cento a menos que as lâmpadas atuais.

Além da Autonomistas, o prefeito inaugurou iluminação de LED no bairro Presidente Altino e também na avenida Bandeirantes. Os próximos pontos que receberão o novo sistema são as ruas Dona Primitiva Vianco e Antônio Agu, as duas centrais de Osasco. Na Antônio Agu, a iluminação será no trecho do calçadão.

A Capital paulista também substitui as lâmpadas de vapor de sódio e de mercúrio por LED. O projeto é que até 2035 São Paulo tenha 715.500 lâmpadas de LED instaladas. Voltando no tempo, nos anos 60 a iluminação pública era com lâmpadas fluorescentes, que deram lugar às de vapor de mercúrio; as de vapor de sódio chegaram nos anos 90. As modernas lâmpadas de LED são de iluminação branca. (Márcio Silvio)

NOTINHAS
– LED é Light Emitter Diode (diodo emissor de luz), mesmo sistema usado em chips de computadores, transformando energia elétrica em luz.
– no LED há um chip condutor que é responsável pela geração de luz, e é uma peça muito pequena.
– a iluminação com LED foi inventada em 1963 por Nick  Holonyac e surgiu na cor vermelha.

(FOTOS, Filipes Nunes)
11. Lâmpadas 2_Filipe Nunes 11. Lâmpadas 1_Filipe Nunes

Sobre o Autor

admin

admin