OSASCO: 4ª feira de ataque à dengue

 Extra!
dezembro 09
14:57 2015

O prefeito Jorge Lapas comanda a Ação de Mobilização Contra Dengue no Jaguaribe desde as primeiras horas desta quarta-feira, força-tarefa bancada pela Secretaria de Saúde com Departamento de Vigilância em Saúde, Divisão de Saúde Ambiental, Núcleo de Controle de Zoonoses e Secretaria de Serviços e Obras. O Jaguaribe fica na zona Sul de Osasco e foi lá que a Secretaria de Saúde localizou o segundo maior foco de larvas do mosquito transmissor da dengue na cidade. Os combates são contínuos por toda região, mas hoje está acontecendo verdadeira batalha e que deve seguir por todo o dia.

O interessante dessa ação em conjunta é que todo trabalho deve ter essa intensidade a partir de agora. Os agentes estão vistoriando residências, quintais e terrenos, pulverizando tudo com inseticida. Conversando com a comunidade, os agentes vão retirando entulhos, pegando lixo mesmo e limpando toda área, inclusive praças públicas. Nada está sendo deixado sem vistoria.

Antes da realização da Copa do Mundo, ano passado, a vigilância de saúde anunciava situação de risco com o outro mal então em expansão, a  chikungunya. Hoje, outro nome apavora o Brasil, caso da zika – e todos procedentes do mesmo mosquito.

No mês passado teve a Semana Estadual de Mobilização Contra Dengue e Osasco trabalhou forte atingindo cerca de 98 mil pessoas – distribuição de informativos, mais feiras ambientais e propagandas por toda cidade. E o alerta segue: há dois lugares preferidos que o Aedes aegypti prefere – tambores e caixas d´água. Apesar da população saber disso, o descaso e descuido continuam por parte de muitos.

Na operação de hoje, por exemplo, esses berços do mosquito estão sendo combatidos implacavelmente. Nas caixas d´água abertas o pessoal da prefeitura está providenciando telagem, e também nos tambores encontrados. Além do Jaguaribe a ação estende-se pelo Jardim Novo Osasco, Vila Yolanda e até o Portal D´Oeste. (Márcio Silvio)

09. Osasco dengue 2

Sobre o Autor

admin

admin

CONTAGEM PARA 2018