Nos 1.000 dias de Lapas, 1 minuto de silêncio

 Extra!
agosto 29
11:24 2015

Ele quebrou o protocolo. Antes de prestar contas dos 1.000 dias de governo, o prefeito Jorge Lapas lembrou da tragédia que abalou a região recentemente, com 19 pessoas assassinadas. “Eu queria pedir um minuto de silencio…”, disse ele firmemente, quebrando o clima de aplausos e euforia do momento.

Ontem à noite ele recepcionou mais de 3 mil pessoas no Metalclube do Jardim Rochdale, para mostrar o resultado dos 1.000 dias como prefeito. Antes dele, muitas autoridades políticas exaltaram a administração petista na cidade e, quando Jorge Lapas foi anunciado, a festa estava mesmo no pico.

E foi nesse clima que ele rompeu o barulho para pedir silêncio. Aliás, a chacina que ocorreu naquela quinta-feira 13, já havia sido citada por outros oradores – como o ex-prefeito Emidio de Souza. Quando o fato aconteceu, Jorge Lapas divulgou nota de pesar e exigiu, do governo estadual, mais reforço da Polícia Militar na região.

Esse 1 minuto de silêncio não fica apenas nos 60 segundos, pois a sociedade está atenta às investigações. “Antes de começar a falar….  Mil dias à frente de uma cidade tão importante como Osasco… é motivo de comemoração por tudo o que a gente conseguiu realizar com todos vocês”, disse ele inicialmente.

“Dias atrás nós passamos por um momento terrível. Uma chacina que a gente esperava nunca mais ver acontecer em nossa cidade. Por todo esse sentimento, toda essa dor que estamos sentindo, eu queria pedir um minuto de silêncio pra que a gente homenageasse as vítimas dessa chacina tão brutal.”

E foi assim que Jorge Lapas começou a prestação de contas dos 1.000 dias, honrando as vítimas dessa tragédia que é ferida aberta. Várias organizações estão em movimentos de protestos contra essa barbárie, cobrando agilidade nas diligências policiais. (Márcio Silvo)

RESUMO

OS MIL DIAS NA SAÚDE
Lapas destacou os 88 profissionais do programa Mais Médicos, inauguração de 2 Unidades de Pronto Atendimento, 4 Unidades Básicas de Saúde, 1 Pronto-Socorro, nova central do Samu e outras 15 unidades de saúde reformadas. Em termos de números, o prefeito apresenta 990 mil procedimentos por mês e 183 mil consultas por mês.

OS MIL DIAS NA MOBILIDADE URBANA
Destaque para os 25km de faixa exclusiva para ônibus, 180 semáforos modernos e nova iluminação pública com lâmpadas de led. Falou dos três novos terminais de ônibus e dos 58 ônibus adaptados, além de revitalização de vias, de sinalização e mais 280 placas de orientação de trânsito.

OS MIL DIAS NA EDUCAÇÃO
Ressaltou que no próximo ano Osasco terá 1,6 mil vagas nas creches. Em números dentro dos 1.000 dias, mostrou 2.941 novas vagas na rede municipal e 47 escolas reformadas. Avisou que o projeto conta 21 novas unidades escolares, que cinco já foram entregues e que outras cinco estão em construção, lembrando que a criançada consome mais de 162 mil merendas por dia. A Faculdade de Medicina em Osasco também foi bem comentada, assim como a de Direito.

OS MIL DIAS NA HABITAÇÃO
Ele disse que esse projeto de habitação é uma ação especial. Disse que teve contato com famílias que moravam sobre esgoto e que hoje vivem dignamente numas das 1.542 unidades entregues. Lapas destacou que mais 555 unidades estão em construção e que mais de 1.600 famílias já foram beneficiadas via Bolsa Aluguel. Mas não fica nisso, pois quase 6 mil escrituras foram regularizadas, com 2 mil em ato de aprovação. Nesse procedimento de tirar pessoas da pobreza extrema, a prefeitura removeu 10 favelas.

OS MIL DIAS NA QUALIDADE DE VIDA
Lapas garantiu que toda melhora contribui para a qualidade de vida da cidade. Citou a ciclofaixa, dizendo que com ela a cidade fica mais feliz, dando esse espaço para o cidadão passear com amigos e com a família. No mais, falou dos 55km de vias recapeadas, mais de 7km de pavimentação, 8 novas avenidas e 8km de córregos canalizados.

OS MIL DIAS CONTRA ENCHENTES
Ao destacar o trabalho que está sendo feito na zona Norte, tão castigada pelas enchentes, Jorge Lapas voltou a dizer que dessa vez Osasco estará realmente livre desse drama.

OS MIL DIAS NO ESPORTE
Assunto tranquilo é o esporte, e Lapas destacou não apenas o vôlei feminino, mas também o masculino, além do basquete masculino, algumas das modalidades de alto rendimento. Lembrou-se também da ginástica artística e do futebol, afirmando que quando Osasco se apresenta em qualquer competição, todo mundo fica preocupado.

29. 1.000 dias 3 29. 1.000 dias 4 29. 1.000 dias 1

Sobre o Autor

admin

admin

CONTAGEM PARA 2018