QG Notícias

Nasa confirma moléculas orgânicas em planeta pré-Sistema Solar

 Extra!
Nasa confirma moléculas orgânicas em planeta pré-Sistema Solar
fevereiro 17
16:55 2017

Se o nosso Sistema Solar tem idade do além, dá para imaginar algo antes disso? Que tal um planeta datado de 4,5 bilhões de anos antes do surgimento de tudo? É o caso de Ceres, planeta anão e situado num cinturão de asteroides entre Marte e Júpiter.

Esse dinossauro do cosmo vem sendo detalhadamente estudado pela Nasa, e agora é destaque feito cerejinha da galáxia porque cientistas da agência espacial americana confirmam que a nave Dawn registrou compostos orgânicos ali. É uma notícia de impacto porque são moléculas constituídas com base de carbono, o que significa que podem abrir portal majestoso quanto ao estudo da origem da vida.

A euforia da comunidade científica é porque esses compostos não seriam colônias desenvolvidas por conta de impactos de asteroides ou cometas, mas propriedades natural de Ceres. Maria Cristina De Sanctis é astrofísica em Roma, e carimba a descoberta como primeira prova clara de moléculas orgânicas em outro planeta.

A nave Dawn foi lançada pela Nasa em 2007, entrando na órbita de Ceres em 2015. O planeta anão está a 419 milhões de quilômetros daqui e leva o nome de uma deusa da mitologia romana, ligada à colheita e ao amor maternal. Da deusa Ceres é que origina-se o vocábulo cereal.

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio