Lapas anuncia Centro de Referência Indígena

 Extra!
Janeiro 28
15:45 2016

São poucos os osasquenses que sabem que na cidade vivem cerca de 2 mil índios. E um desses grupos esteve na manhã desta quinta-feira com o prefeito Jorge Lapas para tratar da cultura indigena na cidade – estão aqui desde os anos 60. A tribo pankararé, por exemplo, vem da região de Paulo Afonso, Bahia. Naquele estado, a população de pankararé é pouco mais de 2 mil pessoas, e isso contando outras tribos parentes como kantururu e jiripancó.

Com o fim das missões ainda no século XVIII, toda aquela região baiana passou a ser alvo de empreendedores e poceiros, resultando na migração das colônias – são séculos de pressão social da ‘civilização’. Com o cerco sendo fechado ano a ano sobre eles na Bahia, algumas famílias decidiram tentar a sorte em outras paragens – como em São Paulo, onde há cerca de 300 pankararés. E desse total, 38 famílias moram em Osasco e zelando das tradições. Mas sem apoio do governo não é possível, e por isso que representantes da colônia conversaram nesta quinta-feira com o prefeito Jorge Lapas.

28. Índios 2Desde que se estabeleceram em Osasco os pankararés estão na luta pela sobrevivência da cultura natal. Cerca de 10 anos atrás fizeram um evento de três dias na Casa de Angola (Km 18), inclusive com a dança Toré, um dos principais ritos da tradição.

Voltando ao encontro dessas famílias com o prefeito, o assunto foi justamente a comemoração dos 10 anos do Forum Permanente Intersetorial Indígena, em abril. Jorge Lapas disse que a data será bem comemorada e que a prefeitura inaugurará um espaço definitivo para os índios da cidade. “Será um Centro de Referência Indígena, para preservação dos costumes e da história”, observou o prefeito.

Há outras comunidades indígenas em Osasco, cerca de 2 mil pessoas. Além dos pankararés há os pankararus e os xukuru-karirir espalhados pelo Jardim Bonança, Jardim Baronesa, Portal D´Oeste, Jardim Munhoz Júnior, Jardim Rochdale e Jardim Helena Maria – todos na zona Norte, sendo que na zona Sul eles estão no Jaguaribe. Jardim Veloso, Jardim Roberto e Bandeiras. (Márcio Silvio)

28. Índios 6

Sobre o Autor

admin

admin