QG Notícias

Justiça barra obras da Sabesp em sistema que abastece a região

 Extra!
Justiça barra obras da Sabesp em sistema que abastece a região
maio 05
13:50 2017

Decisão da 13ª Vara da Fazenda Pública da Capital manda suspender duas obras da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo, a Sabesp. Segundo a juíza Maria Gabriella Spaolonzi, há possibilidades de impacto ambiental.

O alvo da Justiça é o Sistema Produtor São Lourenço, que não teria passado por um estudo ambiental adequado e que, portanto, com riscos de gerar grandes e irreparáveis prejuízos.

A Sabesp, alegando que tem responsabilidade para 22 milhões de habitantes na Grande São Paulo, vai recorrer da decisão. No entanto, já tem ordem judicial determinando multa de R$100 mil por dia caso as obras prossigam.

O Sistema Produtor de Água São Lourenço, quando finalizado, responderá por 4.700 litros de água por segundo. Esse é o sistema responsável pelo abastecimento de 1,5 milhão de casas em Barueri, Carapicuíba, Cotia, Itapevi, Jandira, Santana de Parnaíba e Vargem Grande Paulista.

Trata-se da maior obra hidrográfica do País, captando água na represa Cachoeira do França, em Ibiúna. As obras trabalham instalação de 83km de adutoras, mais um túnel de 1.100m indo pela serra e passando sob a Raposo Tavares.

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio