Homenagem a Ayrton Senna no Ibirapuera faz lembrar a peça desaparecida em Osasco

 Extra!
Homenagem a Ayrton Senna no Ibirapuera faz lembrar a peça desaparecida em Osasco
Maio 01
21:09 2017

No início da década passada a prefeitura de Osasco homenageava Ayrton Senna com uma peça formando um carro de Fórmula 1 na praça que divisa com Carapicuíba. Não durou nada e o carro do piloto homenageado desapareceu.

Neste 1º de maio a prefeitura de São Paulo fez algo bem parecido com aquele em Osasco de anos atrás. No Ibirapuera foi reentregue a Praça Ayrton Senna do Brasil, marcando os 23 anos da morte do tricampeão mundial.

E está lá no Ibirapuera uma peça lembrando o carro do piloto, tal qual a de Osasco. Quem assina aquela obra sumida na fronteira com Carapicuíba é o artista plástico Lúcio Bittencourt, responsável por todos os monumentos que passam batido na cidade. Na ocasião ele morava em Mogi das Cruzes e era contratado pela prefeitura especialmente para esse trabalho.

De 1990 e 2000 ele fez mais de 30 monumentos para Osasco. Entre a grande maioria que sumiu está o carro de Ayrton Senna. No entanto, há uma informação bem remota de que a peça estaria em algum canto na Secretaria da Cultura e que foi tirada do local por conta das mexidas rodoviárias na região da praça.

Mas o Ayrton Senna de São Paulo também não tem sossego. Já sofreu depredações, foi alvo de roubos etc. Agora a prefeitura monta um esquema para evitar vandalismos e que o carro que eterniza o piloto não sofra mais ataques. No entanto, bem ou mal a peça sobreviveu em São Paulo, foi reformada e agora volta a enfeitar a memória do brasileiro no Ibirapuera.

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio