QG Notícias

Emenda retira o Uber do privado e deputados falam em taxização

 Extra!
Emenda retira o Uber do privado e deputados falam em taxização
abril 04
22:02 2017

Estava tudo bem encaminhado para o funcionamento legal do Uber com aplicativos de transporte, só que agora à noite os deputados aprovaram uma emenda que coloca o sistema em risco. No projeto, o Uber está definido como transporte individual de passageiros e como atividade de natureza privada. Acontece que a emenda aprovada hoje retirou esse trecho.

Pronto, está aberto o buraco negro que pode sugar Uber e até os taxistas, categoria que não está em discussão aqui. É que a aprovação da emenda devolve o Uber para as prefeituras, uma vez que o serviço não sendo mais privado, torna-se público. Portanto, sob a marca municipal.

E é aí que mora o perigo, já que agora o Uber fica à mercê de concessão, mas também precisa contar a estrutura das prefeituras quanto ao assunto. Por fim, entrando no quadro municipal o serviço Uber estaria sendo transformado em táxi, e é nesse ponto que a emenda aprovada hoje afeta os taxistas, pois anuncia uma avalanche.

Outra coisa é que os carros do Uber seriam de aluguel assim como é o táxi, identificado pela placa vermelha. Agora o projeto sobe para o Senado, última instância de votação. Caso o texto aprovado pelos deputados tenha o mesmo destino lá, então o Uber passará pelo que alguns deputados chamam de taxização.

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio