Doença da urina preta faz a segunda vítima fatal na Bahia

 Extra!
Doença da urina preta faz a segunda vítima fatal na Bahia
Janeiro 12
15:57 2017

A Secretaria de Saúde da Bahia está trabalhando intensamente para mapear essa nova doença que vem se espalhando desde meados do mês passado. Portanto, é um quadro bem novo acontecendo no estado e a preocupação maior é que ainda não há esclarecimentos sobre as causas.

O quadro apurado aponta para dores musculares intensas, mais urina preta. Desde dezembro são 52 casos registrados, sendo que a Secretaria de Saúde afirma que um homem morreu. Há suspeitas que essa doença misteriosa tem a ver com o consumo de alguns peixes, mas nada disso pode ser levado em consideração ainda.

O fato é que essa doença misteriosa está sendo investigada como vírus na Universidade Federal da Bahia, que ainda nesta semana espera chegar a um diagnóstico preciso. No mais, amostras de sangue, fezes e urinas também estão sendo estudados em laboratórios do Rio de Janeiro e de São Paulo.

Como as suspeitas apontam para os peixes, várias amostras são encaminhadas para análises nos Estados Unidos, por conta da tecnologia mais avançada. E até dar uma explicação final sobre a origem dessa doença, a Secretaria Municipal de Saúde avisa a população para se aplicar na higiene pessoal e prestar atenção nos alimentos. No mais, sabendo de qualquer incômodo muscular suspeito, a recomendação obvia é de ir o mais depressa possível a uma unidade de saúde.

A morte anunciada hoje pelo governo baiano é a segunda causada pela chamada doença da urina preta. A primeira morte deu-se no último dia do ano em Vera Cruz, região metropolitana de Salvador; a segunda vítima morreu sábado passado, também na capital.

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio