Dia do Trabalho com 14,2 milhões de brasileiros desempregados

 Extra!
Dia do Trabalho com 14,2 milhões de brasileiros desempregados
Maio 01
12:15 2017

Sexta-feira passada teve greve geral contra reformas do governo que mexem com questões trabalhistas, e neste 1º de maio o Dia do Trabalho parece ser uma extensão dos movimentos que tomaram conta do País três dias atrás.

Mas há um número impactante fora dessa margem de protestos, número que expõe uma realidade ainda mais alarmante – mais de 13% de desempregados. Em dados específicos, são mais de 14 milhões conforme o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Esses 14,2 milhões são números recordes da linha de trabalho no País, isso porque a taxa de desemprego começou a se ranqueada pelo IBGE a partir de 2012.

O salto do desemprego mostra um estado de crise, mas nada disso ainda está sendo considerado em termos políticos. Quando se fala em recessão econômica, a análise se concentra no mercado e nos preços; raros são os que apontam o desemprego como uma das causas, já que isso reflete na queda do Produto Interno Bruto.

Lembrando que o PIB está desabando. No ano passado o tombo foi de 3,6% e os otimistas do mercado apostam que o crescimento para este ano será de 0,4%. Portanto, basta considerar a queda de 2016 para o crescimento esperado e nota-se a desvantagem do País.

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio