CINEMATECA: governo informa que há cópias dos filmes queimados

 Extra!
Fevereiro 03
16:15 2016

Gravações da extinta TV Tupi, primeiro emissora do País e inaugurada em setembro de 1950, filmes de comerciais, documentários produzidos na década de 80, tudo consumido pelo fogo que na madrugada desta quarta-feira atingiu a Cinemateca Brasileira no Largo Senador Raul Cardoso, Vila Mariana.

Às 5h30 eram oito viaturas do Corpo de Bombeiros combatendo o incêncio, batalha que durou meia hora, tempo mais que suficiente para transformar muita informação história em cinzas.

A Cinemateca conta mais de 200 mil rolos de filmes, cinejornais e tantas outras produções da televisão e do cinema, sendo o maior acervo da América Latina. Além dos rolos de filmes, também há livros, revistas, roteiros de filmes, fotos e cartazes publicitários, todos de época.

No entanto, tem aviso do Ministério da Cultura confirmando que todos os filmes destruidos hoje contam com cópias. Por outro lado, os demais acervos perderam-se mesmo. Lembrando que em dezembro a vítima de incêndio foi o Museu da Língua Portuguesa, no centro da cidade. (Márcio Silvio)

03. Cinemateca 1

Sobre o Autor

admin

admin