CHEGOU: relógios adiantados no sábado

 Extra!
outubro 15
21:56 2015

E o relógio se repete: dando meia-noite de sábado, 17, acontece o salto para a 1h de domingo, 18. É o horário de verão para as regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, cobrindo período até a meia-noite de 21 de fevereiro do ano que vem. Como sempre acontece, segue a expectativa de economia anunciada pelo Ministério de Minas e Energia, mais R$7 bilhões. Estão no raio do horário de verão os relógios de Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.

Quem coordena a mudança da hora é o Operadora Nacional do Sistema Elétrico, que conta redução da demanda entre os períodos das 18h às 21h, especialmente. Lembrando que o horário de verão pega os meses até fevereiro por conta de os dias terem maior duração – por causa da posição do planeta diante do Sol.

Economizando de 4 a 5 por cento na demanda de energia, segundo o governo, o País se livra de sobrecargas e dos riscos de apagões. As hidrelétricas são uma das operações que mais agradecem pelo horário de verão.

O horário de verão está no decreto de 2008 e começa sempre no terceiro domingo de outubro, terminando no terceiro domingo de fevereiro. (Márcio Silvio)

 

 

 

 

Sobre o Autor

admin

admin

CONTAGEM PARA 2018