QG Notícias

Barragem na China altera rotação do planeta, segundo a Nasa

 Extra!
Barragem na China altera rotação do planeta, segundo a Nasa
agosto 14
07:52 2017

O estudo é da Nasa e aponta que quando a barragem atinge o pico de trabalho afeta o movimento da Terra. Uma obra gigantesca, a central hidrelétrica Three Gorges fica em Hubei e quando está cheia avoluma-se a 175m acima do nível do mar e a 95m do rio. São 632km² de água para 22.500MW de energia.

Esse mostro da engenharia começou a ser construído em 1993 para ser inaugurado em 2006. Tem 2.309m de comprimento e 185m de altura, sendo que na obra foram usadas mais de 460 toneladas de ferro, só para dar uma ideia do tamanho da coisa. No mais, esse ferro todo equivale a 63 Torres Eiffel. É a maior barragem do mundo.

Então, quando a água sobe e atinge os 175m acima do nível do mar, capacidade com poder de inundar 632km², é que entra o apontamento da Nasa pois, de acordo com os estudos, o impacto sobre a massa do planeta atinge diretamente os polos e, com isso, a Terra perde velocidade de rotação por causa da inércia.

Apesar de o planeta ficar mais arrendondado com os polos achatados quando a usina está com carga máxima, os cientistas da Nasa advertem que isso não gera nenhuma consequência, ainda que o planeta perca velocidade de 0,06 microssegundos.

 

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio