QG Notícias

A gospel Marcha para Jesus num tradicional feriado católico

 Extra!
A gospel Marcha para Jesus num tradicional feriado católico
junho 15
16:08 2017

Quinta-feira que marca feriadão encabeçado por Corpus Christi, data religiosa de larga tradição católica e que abrange todo País; mas a quinta-feira também conta com outro movimento cristão e puxado por evangélicos de versão gospel (diferentes dos de igrejas tradicionais). Portanto, de um lado o Corpus Christi, de outro a Marcha para Jesus.

E por que os evangélicos escolheram uma data de festividade católica para manisfestações igualmente grandiosas? Lideranças gospel justificam que por ser feriado o evento reúne muito mais participantes – e são milhares de pessoas em atividades por todo dia.

Mas ao contrário do Corpus Christi, a Marcha para Jesus usa o movimento também para questões seculares. Nas ações de hoje, por exemplo, assuntos da política fazem parte dos discursos como reformas Trabalhistas e Previdenciária, delações premiadas, JBS etc.

No palanque da Marcha para Jesus, políticos evangélicos como o senador Magno Malta mais deputados federais e estaduais. O presidente Michel Temer foi convidado, assim como o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria.

A marcha gospel é uma grande balada evangélica puxada por trios elétricos, com manifestantes ostentado cartazes de que o Brasil é do Senhor. O show gospel tem estrutura que bate a de muitos cantores da MPB e a euforia e frenesi tomam conta dos fieis.

E como é o Corpus Christi? Não há um confronto direto, mas a entrada gospel da Marcha para Jesus nesse feriado particular do catolicismo é visto como falta de educação. Enquanto os gospel laçam-se em shows e exibições promocionais de artistas e políticos na Marcha para Jesus, os católicos empenham-se em cultos litúrgicos – com destaque para que os católicos chamam de louvores sacros. Esse tipo de devoção musical é destacado para contrapor ao som pesado e inteso da diversidade gospel.

Numa postagem sobre o Corpus Christi, um texto provoca que se o badalado Wesley Safadão apenas acrescentar o nome de Jesus nos shows, transformará o próximo carnaval de Salvador num magistral evento gospel. Outro apontamento católico diferenciado as cerimônias de Corpus Christi é que na liturgia há rezas e contrição espiritual, enquanto que no lado gospel há agitação política e tietagem artística.

Outra diferença que os católicos destacam é que as manifestações de Corpus Christi nas ruas são em procissões, enquanto que a Marcha para Jesus é marcada por trios elétricos.

A Companhia de Engenharia de Tráfego tem uma quinta-feira de muito trabalho porque são dois eventos grandiosos fechando as ruas de São Paulo, sendo que a operação na região central começou ontem.

 

 

CLIQUE NESSE LINK E CONFIRA

Marcha para Jesus em São Paulo versus Corpus Christi: diferenças e semelhanças

 

 

 

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio