84 anos…

 Extra!
outubro 12
17:28 2015

Feriado nacional e com data especial no Rio de Janeiro, que amanheceu celebrando os 84 anos do Cristo Redentor, monumento de fama global. Teve missa pela manhã e com apresentação de coral e orquestra da Dinamarca. Se o cartão postal brasileiro recebe os parabéns da Igreja Católica, a tecnologia também entra em cena com o lançamento de um aplicativo para celulares, pelo qual os fiéis podem ter acesso virtual com os padres – o aplicativo é chamado de Minuto de Fé.

O Cristo Redentor foi inaugurado em 1931, ganhando visibilidade mundial no topo do Corcovado, na Floresta da Tijuca. Heitor da Silva Costa foi o engenheiro que projetou o monumento, em parceria com o pintor Carlos Oswald. O artista francês Paul Landowski esculpiu a imagem, sob orientação técnica do engenheiro Albert Caquot, também francês. Começou a ser instalado no alto do Corcovado em 1926. Portanto, foi um trabalho intenso por cinco anos. O monumento é feito de concreto armado e pedra sabão, com 30,3m de altura sobre uma base de 8 metros e que abriga a capela Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Contando os braços abertos da imagem, o monumento chega a 29,6m de envergadura. O turista tem o dia todo para visitar o Cristo Redentor, das 8 às 19h. Da base do Corcovado sobe um trem, também há serviço de van e, para os aventureiros, uma rota de trilha.

Uma das Sete Novas Maravilhas do Mundo, o Cristo Redentor começou a ser rascunhado em 1850. A ideia original do padre Pedro Maria Boss era de homenagear a princesa Isabel com um monumento cristão lá no topo do Corcovado.

Era o período do segundo reinado, e naquela época a igreja fazia parte sólida da coroa. Mas três décadas depois viria a Proclamação da República e esse vínculo perdeu fora. Fora do poder estatal a igreja perdeu terreno e, por consequência, aquela ideia do padre Pedro Maria caiu no esquecimento.

No entanto, nos anos 20 do novo século, um grupo de católicos começou a vasculhar o passado e o assunto voltou à tona. Era 1920 quando o Rio de Janeiro ouviu falar da Semana do Monumento. O programa tomou conta para angariar fundos já pensando na construção – mas o que seria levantado no Corcovado ainda estava em discussão.

Alguns queriam uma cruz gigantesca, outros queriam um Jesus segurando um globo, mas então quem venceu é a imagem aniversariante de hoje. Lembrando que o rosto do Cristo Redentor foi esculpida pelo romeno Gheorghe Leonida. No total, a obra custou mais de US$3 milhões.

Alta cúpula do Vaticano marcou presença na inauguração, sendo que a estátua foi iluminada a partir de botões a 9.200km de distância. Sim, a iluminação foi via ondas curtas de rádio e operada na Itália pelo físico e inventor Gugliemo Marconi. O monumento pesa 652 toneladas e está a 700m do nível do mar. (Márcio Silvio)

Sobre o Autor

admin

admin