300 ANOS DE FÉ: a história de 1717 e que impactou o catolicismo

 Extra!
300 ANOS DE FÉ: a história de 1717 e que impactou o catolicismo
outubro 12
01:43 2017

A imagem da santa foi encontrada no rio Paraíba do Sul em 1717 e o nome de Nossa Senhora Aparecida ganharia a fé nacional como padroeira do Brasil. Por conta desses três séculos de devoção, são vários dias de celebração católica e cujo pico de fervor dá-se hoje.

E como tudo começou? A religião católica tem como história que em 12 de outubro de 1717, pescadores trabalhavam para encher os cestos em razão de festa que homenagearia o conde Dom Pedro de Almeida. Mas eles estavam preocupados porque o rio não estava dando nada, pois não era época de pescaria.

Foi nesse joga a rede e puxa a rede que numa delas foi encontrada a imagem da santa mas faltando a cabeça. Nas redes sequentes encontraram a parte que faltava. Por fim, após a imagem ser recuperada, diz a história católica que a pesca que andava seca foi superada por redes superlotadas – os pescadores conseguiram muitos peixes para a festa.

A partir daí os testemunhos de milagres associados à imagem tomariam conta. O santuário que hoje é o cartão postal de Aparecida do Norte eleva-se sobremaneira para marcar o início de tudo 300 anos atrás.

Ainda sobre o achado da santa, o Arquivo da Cúria Metropolitana de Aparecida cita os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, sendo o segundo o que apanhou a imagem.

Compartilhar

Sobre o Autor

Marcio Silvio

Marcio Silvio